Não é necessário ter muito conhecimento em química ou saber todos os elementos da tabela periódica, quando o assunto é sobre metais, até porque eles fazem parte da nossa vida e seu uso se dá das formas mais variadas.
Os elementos químicos da tabela periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio.
Os metais constituem a maior parte dos elementos existentes (dois terços). Eles estão representados pela cor amarela na tabela periódica e correspondem a 87 elementos. São classificados em dois grandes grupos: os metais ferrosos e os metais não ferrosos, um dos mais conhecidos na indústria é o Aço prata.
A primeira classificação abrange os metais cuja composição é basicamente o ferro e o aço. São usados na produção dos utensílios domésticos, ferramentas, peças de automóveis, estrutura de prédios, latas de alimentos e bebidas, entre outros.
Os metais não ferrosos, por sua vez, são compostos basicamente por alumínio, cobre, latão, bronze, chumbo, níquel, zinco e estanho. Podem-se destacar diversos produtos que são feitos a partir desses metais ou que o possuem em sua composição, como as latas de bebidas, os cabos telefônicos, as baterias de carros, entre outros.
Outras características importantes dos metais é que em temperatura ambiente eles são duros, sólidos, com exceção apenas do mercúrio (Hg), que é líquido. São condutores de calor e eletricidade.
Outra característica do metal é a sua capacidade de ser moldado, em termos técnicos essa característica é chamada de maleabilidade, bem como pela sua capacidade de formar fios, chamada de ductilidade.
Alguns exemplos desses fios são os fios de cobre, muito utilizados em fios de transmissão de energia elétrica e em correntes de prata. Além disso, apresentam um “brilho metálico” característico dos metais.
Os elementos das famílias ou grupos 1 (IA) e 2 (IIA), são, respectivamente, denominados metais alcalinos (do árabe álcali, “cinza de plantas”) e metais alcalino terrosos (com o sentido de “existir na terra”).
O grupo dos metais pode ser subdividido em três partes: metais representativos, típicos ou característicos: são 19 elementos.
Metais de transição: são 32 elementos e metais de transição interna: são 26 elementos da série dos Lantanídeos e dos Actinídeos. Outros 10 metais não se encaixam em nenhum desses.
Metal e indústria
Dito isso, os metais são muito presentes em nossa vida. Quase tudo que chega até nós passa por algum processo industrial.
O metal é uma obra prima muito utilizada, quando não é matéria-prima de produção, pode ser encontrado nos maquinários de grandes fábricas e indústrias, também em locais como usinagem em SP.
Mas, então como o metal é utilizado na indústria? Os metais utilizados na indústria, geralmente, não são utilizados da mesma forma que se encontram na natureza, portanto, eles passam por processos nos quais ganham forma e características necessárias para aplicação dentro do contexto da fábrica.
Ainda assim, um metal sozinho pode não atender os requisitos necessários para aplicação na área industrial.
Com isso, viu-se a necessidade de se aplicar nos processos de produção desse setor as chamadas ligas metálicas. Uma liga metálica, definida a grosso modo, pode-se considerar todo material com características metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que ao menos um deles é metal.
Ligas metálicas
As ligas metálicas são materiais que podem ter muitas utilidades, pois de acordo com a necessidade específica para determinado fim se cria uma liga com particular propriedade.
Dessa maneira, existem muitos tipos de ligas metálicas no mercado. Como também existem diversos segmentos industriais que se utilizam dos metais, como a prata 925, muito utilizada na produção de joias e semi-joias.
As ligas metálicas são de extrema importância em nosso cotidiano, pois a variedade de coisas feitas com elas é enorme. São usadas em praticamente todos os setores, principalmente os setores de construção civil, mas também em indústrias das mais diversas produções.
Mas e os tipos? Alguns dos principais são:
- Aço inoxidável – utilizado para fabricação de peças de carro;
- Aço – utilizado para produzir outras ligas metálicas;
- Amálgama – utilizada em obturações dentárias;
- Bronze – utilizado em moedas, sinos, medalhas e estátuas.
- Magnálio – utilizado em peças de aviões e automóveis;
- Ouro – utilizado para a fabricação de joias e corrente de prata (ouro e prata);
Outro metal interessante usado no mercado é o aço SAE 8640, pois ele é utilizado em componentes para sistemas mecânicos de uso geral onde o uso do aço SAE 1045 não se aplica. Portanto, há uma infinidade em relação à utilização dos metais na indústria.