Muitos materiais da natureza são utilizados na indústria, e outros diferentes setores, mas que não possuem tanta eficácia quanto a borracha.
Este material está presente não só na indústria, mas em residências, comércios, escolas e hospitais. Suas aplicações são infinitas, e são conhecidas há muito tempo pela humanidade.
Desde os primórdios, a árvore seringueira foi muito importante para os índios da América Central e América do Sul. Os exploradores viram uma oportunidade de realizar diversos produtos, por meio de pesquisas, e chegar à vulcanização do produto, permitindo a modelagem de diversas formas e aplicando em diferentes equipamentos.
Produto atende diversos setores
Atualmente, a indústria da borracha natural concorre com a borracha sintética, mas ambos são aplicados na industrialização de diferentes produtos, desde calçados, até equipamentos de vestuário para frios intensos.
As indústrias também se furtam a utilizar a borracha nos mais diferentes aspectos, como vedação de motores de máquinas, até o isolamento térmico de ambientes e em pisos especiais para evitar a condução de eletricidade por caminhos que possam oferecer algum risco aos trabalhadores.
Desta maneira, o mercado enxerga uma infinidade de possibilidades que podem ser aplicadas quanto ao uso da borracha.
Por isso, muitos empresários têm investido em fábrica de artefatos de borracha, produzindo anéis de vedação, mangueiras industriais e residenciais, buchas de pressão, gaxetas para suportes de equipamentos pneumáticos e hidráulicos, ventosas, discos de neoprene, manoplas, e outros tantos produtos que podem ser acondicionados em ambientes industriais, agrícolas, residenciais e comerciais que se possa imaginar.
Quando é necessário fazer emendas em sistemas hidráulicos, por exemplo, em uma indústria, é possível que seja preciso unir as partes, entre um extremo e outro, com o acoplamento de borracha, para evitar qualquer tipo de vazamento.
Esta peça também é utilizada para corrigir desalinhamentos de eixos, nos mais diferentes ângulos, de equipamentos do setor industrial. Entre as vantagens do uso deste tipo de peça, estão:
- Montagem e instalação de forma segura;
- Segurança na operação da máquina, por fácil adaptação;
- Isola a eletricidade entre eixos;
- Não emite ruídos e possui baixa manutenção.
Por ser fabricado com um composto de borracha específico para as tarefas que lhe forem apresentadas, esta peça pode ser adaptada para a utilização em diferentes tipos de motores, com espaçadores diferenciados, deslocamentos axiais, atendendo a diferentes diâmetros de eixos e limitadores de torque, durante a movimentação e vibração das máquinas.
Mercado se expande globalmente
Apesar de ser um produto nacional, a borracha está presente em todos os continentes, principalmente pelo histórico de investimento do governo inglês, no final do século XIX e início do século XX, em plantações de seringueiras nas colônias britânicas no continente asiático.
Atualmente, o mercado está estável, pois o uso de matéria-prima natural compete, de forma igualitária, com a borracha sintética. Por isso, é conhecido no mercado que há borrachas e borrachas.
Uma proveniente da seringueira, de maneira natural, que é fabricada até hoje, e aplicada nos mais diferentes produtos provenientes do látex natural.
Outros produtos, principalmente os utilizados no setor industrial, são os componentes sintéticos, que possuem características próprias de mecânica, com uma deformidade mínima, absorvendo muito melhor a impactos e funcionando como um eficiente isolante de vibrações, principalmente os projetados pelas máquinas industriais.
Como um dos principais consumidores de produto tão nobre, e presente em diversos momentos da humanidade, o setor automobilístico é um dos maiores dependentes da borracha, utilizando em diferentes partes de um veículo, da motorização aos equipamentos de segurança.
Até mesmo as partes internas de um veículo costumam se aproveitar da borracha, presente nas portas, para evitar a entrada de água, e nos volantes e painéis.
Mas são os pneus que mais dependem deste material. Suas propriedades apresentam o que há de melhor em eficiência em acelerações e frenagens, com diferentes sulcos, desenvolvidos para atender a diferentes terrenos, como asfalto e terra.
Os tamanhos também variam, podendo ser aplicados em bicicletas infantis, até tratores e maquinários do setor agrícola.
As pesquisas não param, contando, principalmente, com técnicos e engenheiros das principais fornecedoras de pneus das corridas de fórmula um e competições de veículos, mundo afora.
Desta maneira, o mundo da borracharia ainda tem muito a oferecer, em diversos graus de aplicação, para manter um mundo em movimento, com segurança e praticidade, aplicados nos mais diferentes mercados.