Quando indústrias e usinas tratam da fabricação, junção e recuperação de determinadas peças, principalmente das metálicas, chamamos esse procedimento de solda.
Esse processo é feito em diversos materiais, desde os menores, como pequenas peças de automóveis, até os maiores, como navios e pontes. Dessa forma, há uma grande variedade de ações que envolvem a solda.
Por outro lado, existem os serviços de usinagem CNC e de outros tipos. Esse processo serve para moldar, talhar ou fabricar determinadas peças, também metálicas.
No caso da usinagem CNC, ela é feita de maneira ainda mais precisa, já que é programada por um Controle Numérico Computadorizado. Esse serviço é feito em um centro de usinagem, que fabrica peças em série.
Uma das máquinas utilizadas para esse serviço é a fresadora ferramenteira. Sua função é fabricar peças pequenas e complexas de maneira perfeita. Ela contém:
- Lubrificação;
- Sistema de refrigeração;
- Iluminação;
- Eixos motorizados;
- Entre outras vantagens.
A ligação entre a solda e a usinagem
Por serem dois serviços que trabalham com peças metálicas, tanto a soldagem quanto a usinagem se completam. Suas diferenças estão nos formatos e tamanhos das peças.
Um ponto que é utilizado para diferenciar cada um dos trabalhos é a inspeção de solda. É nessa etapa que se fazem os controles de qualidade do serviço.
Assim, a inspeção é realizada por profissionais chamados de inspetores, que acompanham o trabalho dos soldadores na maquina de solda. Além disso, a inspeção também é realizada após a finalização dos trabalhos, para garantir que os materiais e peças não contenham danos e erros.
Por ser um serviço extremamente importante, existem muitas empresas especializadas nessa inspeção. Assim, é necessário considerar a possibilidade da contratação de uma.
Ainda outro ponto de diferença é que, no momento da soldagem, existe o gás para solda, que tem a função de proteger as peças do ar atmosférico.
Isso porque, dependendo do tipo de material soldado, o oxigênio, o nitrogênio ou o gás carbônico podem afetar negativamente o trabalho, tornando o processo mais difícil.
Por fim, outro ponto de diferença entre a soldagem e a usinagem é a própria computadorização desta última. Por meio de desenhos já programados, a máquina consegue realizar suas obrigações de maneira eficaz e automática. Isso garante a qualidade e bom funcionamento das peças.
A máquina de solda e o torno mecânico
Para a realização dos dois procedimentos, existem equipamentos que são mais utilizados. No caso da soldagem, a máquina de solda é a necessária. Já no caso da usinagem, o torno mecânico é o equipamento mais comum.
Vamos falar um pouco sobre cada um deles.
Máquina de solda
Sua função é fazer a união de peças metálicas. Hoje, com a tecnologia, existem diversos modelos de máquinas que são fácies de utilizar e têm uma durabilidade muito grande. Porém, as máquinas de solda podem ser separadas em dois grupos.
As primeiras são as inversoras. Elas são compactas e fáceis de serem carregadas. Por isso, são uma opção mais tecnológica e moderna.
As segundas são os transformadores. Apesar de serem maiores e mais antigos, têm uma potência excelente para qualquer tipo de serviço. Saber dessas características pode te ajudar a decidir qual dos equipamentos é melhor para determinados assuntos.
Torno mecânico
O torno mecânico é considerado o primeiro equipamento de fabricação de peças do mundo todo. Além disso, é a máquina mais antiga ainda em uso.
Sua função é fabricar peças metálicas de diversos tamanhos. Ele atua com peças de corte e giram para produzirem os materiais necessários.
Inclusive, por esse motivo, são precisos alguns cuidados para comanda-lo, como a não utilização de pulseiras, luvas ou mangas compridas.
Além da fabricação, o torno também é usado para o acabamento de determinadas peças, fazendo com que fiquem perfeitas para sua função final.
Para concluir
Tanto a soldagem quando a usinagem são essenciais para o nosso dia a dia. É por meio desses dois processos que podemos andar de carro, usar computadores e operarmos outros tipos de máquina. Sendo assim, são tarefas muito importantes, que precisam ser executadas por profissionais experientes.
Por fim, é importante sabermos como funcionam esses processos para entendermos melhor como e de onde vêm quase tudo que usamos e necessitamos. Estudar sobre isso também é dar valor para a produção e para os trabalhadores.