Em uma indústria, os processos de manutenção são fundamentais para garantir a qualidade do serviço oferecido pelos variados segmentos industriais. A manutenção dentro da indústria atua na restauração de peças, verificando o funcionamento dos equipamentos.
De modo geral, a equipe de manutenção realiza algumas ações de reparo, sendo que é fundamental que esse procedimento seja feito de forma preventiva.
É muito importante realizar esse tipo de investimento para assegurar a funcionalidade correta dos equipamentos, cortar custos na empresa e ainda otimizar o uso de recursos, aumentando a eficácia do desempenho das máquinas.
Existem alguns tipos de manutenção que podem ser consideradas um processo industrial. Por exemplo, a mais recomendada é a preventiva, porque visa identificar desde o começo alguma irregularidade em um equipamento. Mas, também existe a manutenção corretiva, que acontece quando um problema já foi detectado no equipamento.
Além das manutenções nos próprios equipamentos, existe a manutenção predial, que é realizada no local em que a indústria está instalada, verificando as instalações do local, tanto elétricas, como hidráulicas, assim como os procedimentos de segurança realizados lá dentro.
Esses procedimentos ajudam a detectar as falhas, que muitas vezes estão ocultas e podem afetar o funcionamento da máquina e até ocasionar acidentes de trabalho.
A manutenção deve ser feita também em caso de Reforma dentro da indústria. Com a modernidade e alto impacto que é gerado nos equipamentos diariamente, é bem provável que as peças se desgastam e até possam falhar.
Por isso, é necessário realizar alguns reparos e reformas para garantir o desenvolvimento tecnológico dentro da indústria e, ao mesmo tempo, modernizar ou reparar equipamentos e instalações.
Vale ressaltar que desde as instalações industriais até sua manutenção deve ser feita por Empresas de montagem e manutenção industrial, que possuam credibilidade, conhecimento e experiência no mercado e ofereçam garantia pelo serviço.
Empresários que possuem indústrias devem ser acompanhados e supervisionados por essas empresas de manutenção, visando garantir a segurança do local e ainda agregar uma imagem positiva à instituição.
Sem essa orientação, é bem provável que não se siga a regulamentação vigente sobre a disposição dos equipamentos, procedimentos elétricos, processos logísticos, dentre outros.
Existem alguns equipamentos que precisam de uma atenção mais intensa e elas serão discutidas abaixo.
Manutenção geradores a diesel: o que é?
O gerador é um equipamento elétrico. Na indústria é fundamental que os equipamentos elétricos e instalações funcionem de forma correta para evitar danos nos circuitos, causando princípio de incêndio e até o curto-circuito, quando existe uma sobrecarga de energia.
A indústria é um setor que precisa funcionar diariamente e por isso não pode ser afetada com panes elétricas.
No entanto, imprevistos podem acontecer, sendo necessário a utilização de um gerador. O gerador é um equipamento que foi feito para panes elétricas, suprindo a necessidade da indústria por algumas horas.
Ou seja, o gerador é um equipamento de prevenção para quedas de energia, pois evita que falte luz no local por algumas horas. Por exemplo, o gerador pode ser utilizado em shows prolongados, em hospitais, em frigoríficos, exatamente para evitar prejuízos.
A escolha do gerador vai depender do porte da empresa, tamanho e capacidade, ou seja, existem vários modelos disponíveis no mercado a depender da necessidade do cliente.
Uma alternativa para a empresa seria alugar o gerador, mas como seu uso é feito de forma intensa e diária, o empresário tem a opção de adquirir o gerador ou agregar a capacidade energética alugando outros geradores.
Devido sua importância, é fundamental realizar a Manutenção geradores a diesel, visando identificar falhas elétricas. Sem esse equipamento, provavelmente a indústria teria muitos prejuízos, principalmente, financeiro.
Manutenção de servo motor: você sabe como funciona?
O servo motor é um equipamento que funciona por meio do movimento, a partir de um comando.
Basicamente, ele funciona da seguinte forma:
- Ocorre um comando;
- Emite um sinal de controle ;
- Há o controle da velocidade e dos movimentos;
- Há taco ou sensor, dependendo do modelo do servo motor.
Esse material, que é bastante utilizado na indústria possui um sistema atuador que tem um motor elétrico. Esse material varia o tamanho e a velocidade do próprio servo motor.
Além disso, também existe um sensor, que atua em conjunto com resistência elétrica, sendo bastante preciso e estável.
Existe também uma composição eletrônica com vários circuitos integrados. Assim, Para prolongar a vida útil desse motor é fundamental investir na Manutenção de servo motor de forma preventiva.