O ar é imprescindível para a vida e também tem uma participação importante nas mais diversas atividades industriais.

Há diversos equipamentos voltados para o controle, deslocamento e utilização do ar e de gases, de uma maneira geral, para a movimentação de sistemas ou realização de processos.

Dentre eles, destacam-se o compressor de ar, contendo secador para a retirada da umidade. Além disso, ressalta-se a importância de filtros de todos os tipos e para diversas aplicações, ventiladores industriais e laboratórios de análise do ar.

Compressor de ar

O compressor de ar industrial é um equipamento que está presente em grande parte das indústrias, pois há diversos tipos de compressores, com potência variada.

Trata-se de um equipamento pneumático, que tem capacidade para captar o ar que está no ambiente, armazená-lo sob alta pressão e transformá-lo em ar comprimido. De uma maneira geral, eles podem ser classificados em:

  • Compressores de ar para serviços gerais;
  • Compressores de ar para sistemas industriais;
  • Compressores de gás ou de processo;
  • Compressores de sistemas de refrigeração;
  • Compressores para serviços de vácuo.

Os compressores industriais volumétricos funcionam com a elevação da pressão dada por meio da redução do volume ocupado pelo gás.

Já os compressores dinâmicos, ou turbo-compressores, alcançam a elevação da pressão por meio da conversão de energia cinética em energia de pressão, enquanto acontece a passagem do ar pelo compressor.

Secador de ar para compressor

O secador de ar para compressor é fundamental para diminuir a umidade no interior do maquinário, o que contribui para evitar danos nos maquinários, motores e válvulas pneumáticos.

A seleção do equipamento mais adequado vai depender dos requisitos específicos e dos níveis de tolerância à umidade do compressor de ar em questão.

Filtro de ar industrial

O filtro de ar industrial é um utensílio disponível em diversos formatos e aplicável em uma ampla variedade de utilizações.

Ele pode ser empregado em sistemas de climatização, sistemas de exaustão de ar, ventilação, e até no interior dos equipamentos pneumáticos, como os compressores, por exemplo.

A função do equipamento é realizar a filtragem do ar, de maneira que sejam retiradas impurezas, poluições, cheiros, gorduras, e outras substâncias ou partículas.

O filtro de ar é muito utilizado na indústria de diversos segmentos, auxiliando na manutenção da qualidade do ar para a atividade humana.

Por isso, se faz presente em ambientes como as cabines de pintura ou cozinhas industriais, com diferentes modelos para cada aplicação.

A capacidade de filtragem, assim como as dimensões, são pensadas para atender especialmente a cada necessidade, garantindo a eficácia da filtragem, de acordo com a situação.

Ventiladores industriais

Os ventiladores industriais foram criados para suprir a necessidade de facilitar a circulação do ar em ambientes fechados, proporcionando o fluxo de troca do ar quente pelo ar frio.

A operação pode ocorrer de duas formas, com a injeção de ar no ambiente e com os ventiladores exaustores que, pelo contrário, retiram a pressão do ar presente no ambiente.

De uma maneira geral, os ventiladores contribuem para a redução da temperatura nos galpões industriais, melhorando o conforto térmico e as condições de trabalho em ambientes fechados.

Trata-se de um aparelho que é resultado da evolução dos sistemas de ventilação, cuja aplicação depende da necessidade do imóvel.

O projeto é de extrema importância para garantir que as instalações contribuam de fato para a melhoria do controle ambiental.

Laboratório de análise do ar

A qualidade do ar é estudada no laboratório de análise do ar, bastante importante em diversos tipos de indústrias, mas principalmente nas siderúrgicas, em que a emissão de gases que causam o efeito estufa é elevada.

De uma maneira geral, os laboratórios estão focados em:

  • Análise de gases para controle de processos;
  • Análise de gases para controle de qualidade;
  • Monitoramento em partidas de plantas e altos fornos;
  • Análise das qualidades do gás natural combustível;
  • Análises do ambiente para saúde ocupacional e segurança do trabalho;
  • Análises para a recuperação de gases;
  • Análises de eficiência em estações de produção de energia.

Para garantir a eficácia das análises, assim como da montagem industrial envolvendo todos os outros equipamentos, é imprescindível a contratação de profissionais qualificados, com os conhecimentos técnicos e específicos necessários para as atividades.

Uma dica é a contratação de uma empresa especializada, com boas referências de mercado e boas condições contratuais, incluindo assistência técnica especializada e garantias.