Há muito tempo a misturação de materiais e a sua engenharia é extremamente necessária para diversos setores, principalmente os que trabalham com grãos e os alimentícios. Não é nada fácil realizar esse procedimento de separar ou misturar materiais manualmente. Por isso, é uma área que demanda diversos maquinários, equipamentos, estudos e misturas.
Esse ramo tem crescido muito nos últimos anos para atender a demanda extremamente alta que o mercado exige. Para responder a isso, diversos tipos de bombas e misturas novas são criadas diariamente, o que dificulta o entendimento sobre as funções desse setor.
Este artigo tem o objetivo de elucidar diversas informações sobre as misturas e toda a engenharia feita nos materiais para responder não só a indústria, mas também ao consumidor final. Assim, até o final do último parágrafo você terá entendido muito melhor sobre todo esse processo.
Como funciona uma bomba centrífuga?
Uma bomba centrífuga, como o nome sugere, foi criada para girar algum material até que a força cinética – que é empregada pela rotação – faça a fusão do material ou então que se aplique novas propriedades ao material resultado do processo de rotação constante e potente.
Essa bomba pode ter diversas funções, das quais se destacam:
-
Irrigação e lavouras;
-
Abastecimento de caixas d’água;
-
Abastecimento de caminhões-pipa;
-
Misturação de fluídos.
Esses procedimentos são vitais para algumas indústrias em que essa bomba é o equipamento central de toda a produção.
A principal vantagem desse equipamento é a transferência de energia entre o motor, o item giratório e o fluído que passa por dentro dos tubos e dutos.
Engenharia de materiais
A engenharia de materiais, apesar do nome, é uma matéria muito mais voltada para a produção química do que uma engenharia em si.
Ela tem como objetivo testar diversos tipos de combinações de materiais que já existem para criar uma nova fórmula ou um novo produto ou equipamento que possa ser utilizado de alguma forma pela indústria.
Com o passar dos anos, essa engenharia já é responsável pela produção de diversos novos tipos de plásticos, metais e até ingredientes químicos, como o que veremos a seguir.
Ácido fórmico 85
O acido formico 85 tem utilização muito comum em diversos setores e é resultante do teste com o veneno de um certo tipo de formiga (que designa o nome atual do ácido).
Quando descoberto que esse item possui propriedades químicas muito utilizáveis, ele também foi encontrado em outros locais da natureza, como em abelhas e urtigas.
Após isso a exploração desse tipo de ácido começou a ser comum e, hoje em dia, são produzidos diversos itens com esse ácido. Entre os produtos mais comuns estão os desinfetantes e medicamentos que ajudam no tratamento de algumas doenças como o reumatismo.
Misturas
Dentro dessa engenharia existem muitos tipos de misturas que podem ser feitas para que resultados novos possam aparecem da união de produtos já conhecidos.
Na prática, são conhecidas duas misturas básicas. São elas a homogênea e a heterogênea.
As misturas homogêneas possuem um aspecto uniforme, ou seja, de um ponto de vista químico elas são uma mistura pura, em que uma substância padrão é predominante na mistura e rege toda a estrutura química.
Ao contrário do item anterior, as misturas heterogêneas fornecem aspectos ambíguos ou até com mais substâncias que irão reger toda a estrutura química do produto.
Como vimos, a engenharia que trata dos materiais é muito específica e necessita de um toque de criatividade para poder criar os melhores materiais e atender, com certa primazia, todos os setores necessários.
O armazenamento dos itens
Uma das maiores preocupações de todos esses setores são nos tanques de armazenamento, que devem sempre ser separados para armazenar itens que contenham a mesma espessura ou até os mesmos componentes químicos.
A maior parte desses tanques possuem materiais e programações específicas para lidar com o material a uma pressão adequada, que pode ser abaixo ou acima do natural da terra, de acordo com o que for melhor para o material armazenado.
Um dos itens mais indispensáveis para esses tanques é o engate camlock que é muito comum nas mangueiras que realizam o envio ou a sucção de fluidos e materiais.
O armazenamento e transporte adequado do produto irá garantir que ele contenha todas as suas propriedades inalteradas e que atenda a todas as expectativas do cliente final.