Quando se fala em manutenção, logo vem à cabeça uma série de procedimentos emergenciais, realizados para o reparo de máquinas e equipamentos que apresentaram falhas e, assim, pararam de funcionar.
Esse procedimento é conhecido como manutenção corretiva e é muito comum em todos os setores de mercado, como forma de consertar problemas e, dessa maneira, fazer com que máquinas voltem a operar normalmente.
No entanto, ao contrário da manutenção corretiva, tem-se adotado medidas preventivas, que evitam o aparecimento de falhas e quebras de equipamentos.
Essa prática não consiste em realizar consertos emergenciais, mas sim evitá-los ao máximo, por meio de análises, testes e avaliações. Essa é a chamada manutenção preventiva, feita antes que os defeitos apareçam, a fim de evitar que eles tenham que ficar parados e a produção seja interrompida.
As principais vantagens da manutenção preventiva
Além de evitar falhas de operação e a ocorrência de problemas nos equipamentos, a manutenção preventiva também oferece uma série de vantagens, como a redução de custos com a troca de maquinário.
Por esse motivo, muitas indústrias passaram a investir nas medidas preventivas, como uma alternativa para minimizar gastos desnecessários. Entre outras vantagens, destacam-se:
- O aumento da vida útil dos equipamentos;
- A melhoria na produtividade;
- O destaque competitivo no mercado;
- A previsão de gastos com peças ou substituições.
Fora os equipamentos, a manutenção preventiva pode ser aplicada em todos os sistemas que operam em uma indústria, incluindo as montagens industriais (instalação de estruturas, tubulações, entre outros).
Dessa forma, é possível integrar todo o setor em medidas de prevenção, com melhorias significativas na produção.
Manutenção preventiva de servos e a automação industrial
O desenvolvimento tecnológico permitiu que os vários serviços de manutenção fossem automatizados e, como consequência, tornaram-se mais eficientes, rápidos e precisos.
Nesse sentido, a introdução de softwares de gerenciamento, controle de parâmetros industriais, bem como o uso de computadores e sistemas de programação foram essenciais para a automação industrial, elevando os níveis de produção e, ainda, evitando falhas.
Nesse contexto, o servo motor, que é uma máquina eletromecânica que realiza movimentos de acordo com comando, foi aplicado em grande parte dos maquinários industriais, sendo controlado pelo servo drive (que também armazena dados de produção).
Apesar de serem altamente tecnológicos, esses dois dispositivos precisam ser verificados periodicamente, ou seja, é preciso adotar medidas preventivas de manutenção de servo motor e drive.
Assim como todos os equipamentos, os servo motores e drives estão sujeitos à problemas técnicos. Com a manutenção preventiva é possível prevê-los e até mesmo evitá-los.
No entanto, mesmo com todos os cuidados, é possível que problemas não previstos ocorram e, assim, deve-se realizar o conserto o quanto antes (manutenção corretiva).
Recomenda-se que o reparo de servo drive e motor seja feito por uma empresa especializada, que tenha conhecimento técnico em todos os procedimentos de avaliação, análise e eventuais substituições no dispositivo.
Desse modo, tem-se a certeza de um trabalho bem executado, em conformidade com as normas e respeitando todos as determinações de segurança.
Vale ressaltar que um trabalho mal executado de manutenção servo drive e motor pode comprometer toda a linha de produção industrial, uma vez que grande parte das máquinas opera com o componente.
Portanto, investir em uma empresa especializada é ter um ganho nas questões de segurança e qualidade.
Além disso, a manutenção desses equipamentos é primordial para que a indústria se destaque em meio à concorrência. Afinal, as indústrias automatizadas tendem a ser mais valorizadas no mercado e, como consequência, apresentam maior lucratividade em comparação com fábricas que não incorporaram a tecnologia ao seu favor.
Durante os procedimentos de manutenção preventiva dos servos motores e drive, os profissionais responsáveis fazem a análise meticulosa de todos os componentes que operam no equipamento.
Posteriormente, todas as peças do sistema atuador, incluindo os sensores do servo, o circuito de controle e os dispositivos eletrônicos são testados e verificados. Caso alguma falha seja identificada, ou até mesmo uma peça testada esteja operando em mau funcionamento, é previso o reparo imediato, sempre com total segurança e qualidade.
No planejamento de manutenção preventiva de servos motores e drive, a empresa especializada também deve oferecer assistência técnica aos seus clientes, com atendimento para necessidades emergenciais.
Além disso, toda a revisão dos servos deve ser periódica, visto que esses equipamentos tendem a sofrer desgaste.