A automação é um conjunto de tecnologias que está em constante desenvolvimento, com o objetivo de diminuir a necessidade de intervenção humana nas atividades, atendendo a um mercado cada vez mais exigente.
A automação residencial ou comercial pode ser aplicada para proporcionar mais conforto para os usuários de um espaço. Geralmente, o controle é feito por aplicativos via Bluetooth ou até com sensores de presença, alterando a iluminação, climatização e ligando aparelhos de acordo com programações pré determinadas.
Já a automação industrial envolve recursos e equipamentos mais complexos, capazes de substituir sentidos e ações humanas por sensores, processadores e atuadores. O resultado é o aumento da produtividade e redução de custos nos mais diversos níveis de produção.
Assim como a tecnologia se desenvolve e melhora a cada ano, também aumentam as empresas especializadas em serviços relacionados à automação, incluindo montagens e monitoramento de dados para adequação dos sistemas.
Aos empreendedores, cabe compreender a importância e as principais aplicações da automação elétrica industrial. Além disso, conhecer os principais elementos envolvidos nas instalações, como quadros QGBT (Quadro Geral de Distribuição de Baixa Tensão), entre outros tipos de painéis de comandos.
O que é automação elétrica industrial?
Por meio da automação elétrica industrial, as empresas tornam algumas funções automáticas, visando aumentar a produtividade e segurança dos processos industriais.
Funções de diversos tipos podem ser automatizadas, como o acendimento de luzes ou controle de grandes equipamentos.
Para isso, são necessários componentes complexos e amplo conhecimento técnico para a instalação dos sistemas. Alguns elementos são analisados, como:
- O projeto elétrico da edificação;
- Maquinários que entrarão na rede de automação;
- Requisitos da instalação do sistema;
- Detalhamento de materiais e suprimentos, dentre outros planejamentos.
Vale a pena citar a ampla aplicação de sistemas automatizados em indústrias de todos os portes. A utilização das tecnologias se populariza principalmente devido ao fato de que oferece benefícios que resultam na economia de tempo e energia.
Vantagens da automação elétrica industrial
Ao automatizar os sistemas de produção de uma indústria, o principal objetivo a longo prazo é alcançar a economia de energia elétrica, já que o sistema possibilita o monitoramento e a otimização do uso.
Entretanto, há outras vantagens, dentre as quais estão:
- Aumento na produtividade dos processos;
- Redução de custos com funcionários;
- Diminuição da perda de produtos;
- Maior segurança para os colaboradores;
- Possibilidade de monitoramento das atividades à distância;
- Aumento da competitividade do empreendimento.
Equipamentos de automação industrial
Os equipamentos de automação industrial tem o objetivo de otimizar os processos que antes eram realizados manualmente.
Isso ocorre por meio de medições precisas e correções durante todo o processo, aumentando a qualidade operacional. Dentre os principais equipamentos de automação industrial é possível destacar:
Inversor de frequência
O inversor de frequencia é um equipamento utilizado para controlar e variar a velocidade de um motor de indução trifásico, apesar de possibilitar outras automações.
Um dos benefícios é o controle para uma partida suave do motor, possibilitando a durabilidade das peças e evitando quebras que podem forçar manutenções corretivas.
Quadro de comando elétrico industrial
Amplamente utilizado em indústrias de diversos segmentos, o quadro de comando eletrico está relacionado ao controle de maquinários.
Ele é projetado para proporcionar segurança aos colaboradores e instalações, protegendo os comandos de máquinas, conjuntos eletrônicos e elétricos.
Quadro de distribuição de energia
Apesar de ser similar, trata-se de um equipamento diferente do anterior. Ele é responsável por coletar a energia na entrada do imóvel e subdividir essa energia, com a instalação de fusíveis e disjuntores.
Por isso, o quadro de distribuição de baixa, média ou alta tensão constitui um painel com disjuntores eletromagnéticos interligados e com ramificações e dispositivos de proteção.
Circuito de placas eletrônicas
As placas eletrônicas para automação industrial são desenvolvidas para assegurar eficiência nas operações industriais, integrando máquinas equipamentos e sistemas automatizados.
Para garantir a adequação às linhas de produção, a montagem de circuito impresso leva em conta o tipo de operação, componentes envolvidos e outros aspectos relacionados ao funcionamento adequado dos maquinários.
Contudo, para conquistar os benefícios das instalações de automação industrial, recomenda-se a contratação de profissionais especializados para consultoria no projeto e na execução.
Desta forma, é possível garantir a qualidade dos materiais, escolhas mais adequadas e assistência técnica especializada, de acordo com as previsões do contrato de serviços.
Uma dica para acertar na escolha do prestador de serviços é verificar qualificação, trabalhos anteriores e referências da empresa ou do profissional. Ao estabelecer um contrato, é importante tirar todas as dúvidas, evitando desentendimentos.