As tubulações industriais são instalações voltadas para a distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e líquidos industriais. Para isso, contam com um conjunto de tubos, válvulas, conexões e outros dispositivos.
O mais comum é que as tubulações industriais sejam compostas por tubos de aço, empregados em todos os tipos de indústrias de processamento, químicas, petroquímicas e refinarias, além de indústrias farmacêuticas e alimentícias.
Geralmente as tubulações são divididas em dois tipos, e também há algumas diferenças entre os materiais e dispositivos.
A fabricação das tubulações também foi afetada pelo avanço tecnológico industrial, com o aprimoramento e melhoria técnica das estruturas para as atividades que dependem do deslocamento de líquidos e gases.
Aos empreendedores do setor industrial, além de entender os tipos de tubulações industriais, é preciso compreender o funcionamento e a importância de todos os dispositivos relacionados, como conexões pneumáticas e válvulas de todos os tipos, assim como a montagem das estruturas.
Tipos de tubulações industriais
Basicamente, as tubulações industriais podem ser de dois tipos. O primeiro se refere às instalações no interior das indústrias, que estão diretamente relacionadas aos processos industriais. Nestes casos, as tubulações servem como utilitários ou instrumentos de transmissão hidráulica e drenagem.
Paralelamente, o segundo tipo de tubulações industriais diz respeito às instalações no exterior das indústrias, que tem como funções principais o transporte de drenagem, distribuição e coleta de materiais.
Tubos, conexões e válvulas
Os tubos podem ser fabricados com costura ou sem costura, sendo que os primeiros são os mais populares, devido ao ótimo custo-benefício que oferecem.
Os tubos com costura são feitos a partir de chapas metálicas, enquanto que os tubos sem costura são originados de cilindros, que são aquecidos e perfurados.
Geralmente os tubos sem costura são utilizados na condução de materiais sob pressão, que demandam maior precisão, segurança e confiança.
Alguns exemplos são a aplicação de óleo ou vapor pressurizados para a geração de esforços para pistões hidráulicos e caldeiras.
Com relação às conexões aço carbono sch 40, são peças projetadas para oferecer o máximo de resistência, independentemente da atuação, desde que fabricadas de acordo com padrões de qualidade e segurança.
Já as válvulas têm as funções de controlar fluxos, estabelecendo-os ou interrompendo-os, de acordo com a necessidade industrial, no interior das redes de tubulações.
Um exemplo bastante empregado nas indústrias é a valvula solenoide, formada por corpo e bobina, que controlam e regulam a passagem de fluidos e gases. Mas há outros tipos de válvulas, como por exemplo:
- Válvula gaveta de bronze, com alta durabilidade;
- Válvula hidráulica, que controla a pressão de fluidos;
- Válvula esfera de alta pressão, com grande variedade e aplicabilidade;
- Válvula pneumática, para controle de direção e vazão de ar;
- Válvula de retenção, impedindo fluxos reversos.
As tubulações também podem contar com bombas para a movimentação dos circuitos, além da instalação de válvulas.
Para o sucesso das instalações, de acordo com a demanda industrial, é fundamental o uso dos materiais adequados, com o objetivo de garantir as propriedades necessárias.
Importância do aço nas tubulações industriais
Tubos e conexões em aço inox representam grande parte das tubulações industriais para o deslocamento de água, óleos, gases e outras substâncias químicas. Dentre as vantagens do material, pode-se citar:
- Facilidade em processos de solda;
- Grande versatilidade e aplicações diversificadas;
- Material que possibilita fácil conformação;
- Alta qualidade mecânica e resistência;
- Redução de gastos com substituições de peças;
- Redução dos riscos de falhas nas instalações.
Entretanto, atualmente é possível encontrar uma ampla variedade de materiais, com características técnicas específicas para diversas aplicações, dependendo do setor em que a indústria se enquadra.
Vale a pena ressaltar que investir em materiais de qualidade pode não ser suficiente para uma instalação eficaz. Apesar do engate rapido que a maioria das peças proporciona, facilitando a montagem, é essencial que tubos, conexões e demais dispositivos sejam bem planejados e instalados.
Para isso, recomenda-se a contratação de empresas especializadas. Com equipes capacitadas para assegurar instalações seguras e eficientes, as tubulações são feitas sob medida para atender às necessidades da indústria em questão.
Uma dica é realizar uma boa pesquisa de mercado antes da contratação, consultando antigos clientes em busca de referências das empresas e profissionais.
Antes de fechar negócio, é preciso atentar-se para a leitura do contrato. Algumas empresas podem oferecer também o suporte técnico posterior, com manutenções preventivas ou corretivas.