Em uma construção civil são utilizados inúmeros tipos de material, desde telhas de barro, até cimento, passando pelo concreto, pedras, e outras várias opções. Entretanto há dois materiais muito especiais que são usados na maioria das estruturas: o ferro e o aço.
O ferro – que é um minério -, inicialmente teve grande usufruto no início do que chamamos de Revolução Industrial, que foi necessário a construção de ferrovias, de máquinas a vapor e assim por diante. Contudo, conforme a Revolução Industrial foi avançando, houve a descoberta de um outro tipo de material, que é o aço.
Com a criação dos fornos nas metalúrgicas, o ferro foi sendo refinado, isto é, suas impurezas eram retiradas e foram possíveis adicionar ao ferro outras propriedades, a formar um aço forte tanto ao impacto como a corrosão (conhecido também como aço inox).
Grande parte do aço que tem hoje no mercado, é formado tanto por ferro, como por carbono. A indústria responsável pela formação do ferro em aço com essas propriedades é a siderúrgica, que transforma esse aço em diversos tipos de produtos que são usados na construção civil, um dos produtos centrais é a barra de ferro.
A Revolução do concreto
O grande triunfo do uso do ferro na construção civil foi a invenção do concreto armado lá nos anos finais do século XIX. Foi um triunfo, pois permitiu que o ferro fosse além das viga de ferro. O concreto armado permitiu que grandes estruturas e formas arquitetônicas fossem feitas.
Mas porque o concreto armado foi uma revolução na construção civil? Pelo fato de se utilizar tanto das características já conhecidas do concreto, como resistência a impactos e compressões, além das vantagens do aço, como a resistência a trações e sua capacidade de molde.
Para termos uma noção melhor do concreto armado, pensemos que no levantamento de uma parede, será necessário passar um fio de aço dentro dos blocos de concreto, de modo a formar um anel, esse anel vai garantir a estabilidade da construção, ao mesmo tempo que é o ferro sustenta toda a massa.
Os grandes arranha-céus só foram possíveis porque a armadura de concreto com aço garantia estabilidade e segurança.
Utilização do ferro na construção civil
O aço dentro de uma construção civil pode ser usado em diversos formatos, passando desde coisas simples, até aquelas mais complexas. Listamos algumas dessas utilizações, para esclarecer com maior facilidade:
- Barras;
- Vergalhões;
- Cantoneira de ferro;
- Colunas.
Um dos formatos que possuem maior usabilidade dentro de uma obra é o vergalhão e a barra de transferência. O vergalhão é muito usado para armaduras de concreto armado, dada a sua característica de superfície que é nervurada (composta por nervos – pequenos sulcos).
Sua utilização é em grande parte usado em pontes, prédios e grandes construções. A barra de transferência, ajuda na movimentação de placas de concreto entre si, fazendo com haja uma pequena economia dentro da obra.
Um dos tipos de forma de aço que vem sendo cada vez mais aceita nas obras, é a chapa de aço. Isso porque a chapa é um material bem versátil e aplicado a diversos tipos de segmentos industriais como a automobilística e a construção civil. Seu uso está atrelado a formação de tubos, de telhas, de engrenagens, máquinas e assim por diante.
Para cada utilidade, os fornecedores de chapas de aço indicam a melhor espessura, e o melhor tipo, sendo ela tato uma chapa galvanizada como uma chapa xadrez.
Além disso, um dos aços que vem chamando a atenção é o aço inox, por conta de sua beleza estética e também de suas características que o permitem ter uma gama variada de aplicações.
Diferentemente dos vergalhões que vão nas estruturas internas das construções, o aço inox é ideal para coberturas, portas, janelas, mobiliário, eletrodomésticos, revestimentos, pias e assim por diante. Assim sendo, o aço inox permite uma agregação de valor a construção.
A variedade das aplicações é apenas uma das características desse tipo de aço, que também é resistente a altas temperaturas, a grandes impactos, apresenta uma baixa necessidade de manutenção, uma alta durabilidade e uma grande versatilidade de formas, podendo se adequar a qualquer tipo de projeto.
Sendo aço inox, chapa de aço ou vergalhões, o ferro é indispensável dentro de uma obra. Isso porque traz conforto, segurança e estabilidade para qualquer tipo de projeto.