O meio industrial aqui no Brasil, assim como em todos os outros lugares no mundo, é um dos segmentos mais abrangentes, que atende a todas as outras ramificações profissionais com maquinários, matérias-primas, tubulações e serviços variados.

Para que ele possa ter esse grande funcionamento em todos os cantos do mundo, é necessário que ele se sustente e tenha todos os outros pontos necessários fortificados para oferecer serviços e produzir.

Hoje iremos falar sobre os mais importantes elementos desse meio, que são as tubulações. Elas são feitas a partir de tubos de aço inox e têm a função de desviar e transportar todos os tipos de fluídos, gases, lubrificantes e outros variados elementos.

Mas, além dos tubos em si, há muitos tipos de ferramentas e utilitários que estão presentes nesse sistema, falaremos sobre os principais hoje, que não podem faltar de forma alguma. Leia o artigo e confira.

Bomba d’água

Primeiramente, falaremos de um componente que está sempre presente, principalmente, quando falamos e lidamos com o fluído água. A bomba de água é um maquinário independente, que trabalha por si só transportando a água de um ponto para o outro.

Além de tubulações, ela é encontrado em outros locais como em produções rurais, que necessitam de irrigação e diversos outros serviços que tenham a ver com o bombeamento de água.

Ela em seu funcionamento transforma a energia que comanda, que é a hidráulica, em uma energia mecânica. Esse equipamento é valioso, pois não consome nem combustível, nem energia elétrica, ou seja, é autônomo, como falamos.

Algumas de suas vantagens são:

  • Não necessita de nenhum tipo de combustível;
  • Construção e manutenção facilitadas;
  • Trabalha dia e noite sem nenhum problema;
  • Ótima relação custo-benefício.

Ela é utilizada diariamente e faz um trabalho que acaba evitando o esforço físico de qualquer tipo de pessoa, sem falar que proporciona muito mais produção de forma mecânica como faz tudo.

Válvulas

Para acompanhar essa bomba com as tubulações também, há algumas válvulas, que são as responsáveis por reter e também possibilitar a passagens dos fluídos que são trabalhados no ambiente em questão.

Primeiramente, falaremos da valvula solenoide, que é chamada de eletromecânica controlada, sendo uma das mais usadas nesse meio. Ela possui uma bobina elétrica com um núcleo chamado êmbolo.

Isso faz com que ela possa trabalhar e ficar em repouso. Quando esse mecanismo repousa, os gases e outros tipos de elementos ficam retidos, até o momento em que ela se abrir novamente, proporcionando passagem.

Há a valvula de retenção também, que possui um sentido único, ou seja, ele controla o fluxo e faz com que ele siga somente em uma direção, sem nenhum retorno possível, seguindo sempre a frente.

Essas são as mais utilizadas nesse tipo de feito, pois são totalmente úteis e se tornaram referências para as tubulações.

Elemento pneumáticos

Há também os componentes pneumaticos, que são colocados com essas válvulas e são feitos para serem usados sempre com gases comprimidos, pois todos os elementos pneumáticos partem dessa compressão.

Ele ajuda também toda a parte de automação industrial, assim como existem nas de tubulações como nas outras que são utilizadas de forma diferenciadas, pois são componentes baratos, flexíveis e, claro, seguros.

Esguicho com regulador

Conhecido também como esguicho regulável, esse tipo de elemento é utilizado em bombas hidráulicas, mangueiras, tubulações e todos os outros tipos de componentes muito semelhantes a esses, como as válvulas borboleta.

Esse esguicho ajuda a direcionar a água para todos os equipamentos que foram citados, sempre de uma forma barata, muito segura e eficiente, se conectando ao elemento para que seja possível fazer corretamente.

Redução

Para finalizar o texto, falaremos sobre outro tipo de elemento que é a redução excêntrica, que é feita diretamente para tubulações de todos os segmentos, que são feitas com um conector forjado em aço para unir dois tubos da mesma direção, porém com tamanhos diferentes.

O que possui um diâmetro superior realiza um tido de redução, graças aos componentes e é possível unir as peças deixando-as alinhadas sempre ao centro e fazendo uma conexão útil possível.

Enfim, esses são os componentes mais importantes de tubulações industriais e tudo o que eles proporcionam para uma fábrica. Seja para transporte ou descarte de resíduos, fluídos, óleos, gases ou entre outros tipos de elementos comuns nesse meio.