A caldeiraria é um dos processos mais importantes dentro de uma usina, tendo como foco a soldagem de diversas peças que podem ser utilizadas em diversos tipos de indústrias, compondo desde grandes equipamentos até pequenas peças que fazem toda a diferença na rotina industrial.

De modo geral, essas peças são variadas, podendo ser itens como:

  • Embalagens metálicas;

  • Fornos;

  • Aparelhos de medição;

  • Chaminés.

Dentre outros tipos de equipamentos que possuem função vital em diversos setores.

A principal função da caldeiraria é receber peças metálicas (que podem ser brutas, ou seja, sem trabalho algum feito anteriormente) ou ainda peças que necessitam somente de um acabamento ou curvatura específica.

Para aplicar corretamente essas funções uma caldeiraria conta com diversos equipamentos que possuem aplicações muito variadas mas de importância vital para esse setor.

Durante este artigo iremos abordar a função desses equipamentos, quais são e como são aplicados dentro desse setor. Confira mais nos tópicos a seguir.

A importância dos termômetros nesse ramo

Os processos adotados por uma caldeiraria industrial normalmente manipula itens, equipamentos e materiais em alta temperatura. Muitos desses trabalhos necessitam de uma temperatura regular ou até mesmo controlada.

Essas função é cumprida pelos termômetros de forma exemplar. Mas, você sabe como eles funcionam, quais tipos são e como são regulados?

Iremos responder a esta pergunta abordando os principais modelos no ramo da caldeiraria.

Termômetros analógicos

Esse modelo de termômetro possui um material (mercúrio) no seu interior que, quando entra em contato com alguma superfície ou material aquecida, se expande.

Esse termômetro tem a função de identificar essa dilatação e converter em números legíveis (em graus).

Termômetro infravermelho

Todo calor emitido por alguma superfície tem a cor vermelha, mesmo que não seja perceptível aos olhos humanos.

Nesse contexto, o termometro infravermelho possui um sistema de captação dessa cor, seu volume e alcance é feito por meio de uma medição precisa que não precisa ser feita de perto e poderá dizer quantos graus certo item, pessoa ou peça possui.

Por conta dessa facilidade de poder medir a distância, esse é o modelo mais comum no ramo da caldeiraria, sendo comercializado a um preço acessível.

No entanto, para garantir o pleno funcionamento dos termômetros, é preciso realizar a calibração e manutenção desses itens.

Assim, a calibração de termometro deve ser feita de forma regular (manutenção preventiva) e não quando o equipamento já apresentar o problema (manutenção corretiva), principalmente porque o funcionamento adequado dessas peças impacta diretamente na produção da caldeiraria.

O processo de calibração depende muito do tipo de termômetro que será calibrado, o modelo analógico normalmente necessita da troca do seu líquido interno (mercúrio) que pode ser danificado caso tenha um uso muito contínuo.

Já a manutenção do infravermelho funciona a partir de um método comparativo, medindo uma superfície com temperatura já conhecida e confirmada por outros instrumentos de medição.

Após o uso do infravermelho, os resultados são comparados e, em caso de disparidade, o termômetro tem suas lentes de captação limpas com produtos específicos e o testes é refeito, caso o problema persista essas lentes são trocadas por lentes novas.

A segurança em uma caldeiraria

Como já foi dito aqui, as caldeiras possuem processos que envolvem o uso de alta temperatura como a soldagem e a modelagem de peças metálicas, o que deixa esse setor com uma grande preocupação no combate a incendio que deve ser implementado, principalmente pelos trabalhos em alta temperatura.

Iremos ver agora os dois dos principais métodos para se investir na prevenção e no combate aos incêndios.

Extintores de incêndio

Os extintores são peças fundamentais em praticamente qualquer setor, mas existem diversos tipos de extintores no mercado. Saber a diferença e a aplicação deles é vital, pois cada tipo de extintor é indicado para um material e propagação do incêndio. Ou seja, o tipo de fogo originado.

Entre os modelos de extintor mais encontrados em setores de caldeiraria estão:

  1. Extintor com carga de espuma mecânica: Recomendado para o combate de chamas provenientes de líquidos ou até mesmo gases inflamáveis;

  2. Extintor com carga de dióxido de carbono: Recomendado para o combate de fogo que tenha se espalhado por materiais facilmente inflamáveis, como os metais que são manipulados em uma caldeiraria.

Sprinklers

A instalação desse equipamento deve ser feito com total responsabilidade, por conta disso a contratação de uma empresa de instalação de sprinklers de confiança se faz necessário.

A função desse equipamento é ter acionamento automático caso identifique algum aumento repentino de temperatura ou até mesmo se identificar a presença de fumaça.

Após ser acionado os sprinklers realizam uma descarga constante de água com o intuito de atingir o foco do incêndio e também de impedir a sua proliferação.