As indústrias normalmente trabalham com diversos equipamentos conectados e trabalhando em sintonia. Isso acontece pois os meios de produção em larga escala dependem de diversos procedimentos para produzir peças que atendam corretamente a demanda de diversos setores.
Para que esses maquinários possam trabalhar em conjunto sem apresentar problemas durante a sua operação, a vedação é a maneira mais segura de garantir que os fluídos não sejam expelidos desses equipamentos.
Isso porque, caso acontecesse algo nesse sentido, poderia poluir o ambiente além de contaminar os produtos que são fabricados. Mais ainda, o material poderia ser tóxico para as pessoas que estariam no ambiente.
Por esse motivo as vedações são itens essenciais nas indústrias e atendem a diversos segmentos como:
-
Química;
-
Petroquímica;
-
Petrolífera;
-
Alimentícias;
-
Automobilísticas.
Iremos entender durante este artigo quais os equipamentos e as maneiras mais seguras para realizar a vedação nas indústrias, então fique atento ao artigo para se manter informado.
Vedações hidráulicas
O primeiro item que iremos abordar são as vedações hidráulicas, pois ele compõe grande parte das indústrias e é um equipamento que deve ser resistente para auxiliar na passagem de líquidos e aguentar fortes temperaturas e pressões a que são submetidos.
Iremos entender a partir de agora os principais métodos e equipamentos utilizados nesse tipo de vedação.
Acoplamentos
Esses equipamentos são essenciais para reduzir os choques que podem ocorrer entre as peças ou ainda diminuir as pressões constantes que podem até danificar as peças.
Além disso, os acoplamentos funcionam para reduzir a emissão de ruídos provenientes de motores e redutores, podendo ser produzidos em formatos rígidos ou flexíveis, dependendo da sua aplicação.
Vale ainda mencionar que os acoplamentos são comumente feitos em poliuretano.
Anel de vedação
O anel de vedação o ring é utilizado em sistemas estáticos, que não apresentem muitos movimentos ou não funcionam com movimentos bruscos.
Esse tipo de anel é fabricado em teflon, nylon ou borracha, pois são materiais que apresentam alta resistência e dureza, podendo executar a função de vedação de forma efetiva.
Êmbolos
A vedação a partir do êmbolo é aplicada quando os líquidos ou gases irão realizar uma pressão bidirecional no dispositivo.
A implementação é geralmente feita para partes internas de maquinários que trabalham com compactação de ar ou fluídos com pressão maior que a atmosférica.
Além dessa aplicação muito útil para sistemas hidráulicos, os êmbolos também possuem uma versão que pode realizar a vedação corretamente para fluidos e pressões unidirecionais.
Gaxeta
A gaxeta hidráulica é outro equipamento que auxilia na vedação de forma muito eficiente, sendo acoplada nas conexões dos cilindros e servindo como um entorno a mais para esse acoplamento.
As gaxetas são peças fundamentais para realizar a vedação, pois por ser encaixada nas principais saídas de ar e líquido e ser produzida em um material elástico ela consegue utilizar a própria pressão para criar uma barreira mais forte que a comum.
A borracha na vedação
Existem diversos dispositivos feitos de borracha que são utilizadas na indústria, pois esse é um material que além de resistente apresenta alta durabilidade e pode ser forçada por pressões mecânicas e atmosféricas sem apresentar alterações no seu material.
Confira nos tópicos abaixo os principais itens feitos de borracha que auxiliam na vedação de forma segura:
1. Junta
A vedação feita pela junta de borracha proporciona muita firmeza e segurança nos procedimentos que serão aplicados a partir desse dispositivo.
A junta fica, literalmente, na conexão entre 2 equipamentos e, como é feito de borracha, consegue se aproveitar da pressão mecânica para fazer o material ser mais pressionada, gerando uma maior vedação.
2. Coxim
O coxim de borracha é uma peça metálica revestida com borracha, normalmente utilizada nos equipamentos hidráulicos como amortecedor, a fim de segurar e barrar a pressão proveniente de alguma peça.
No sistemas de vedação o coxim é aplicado como amortecedor, aguentando a pressão proveniente de fluidos ou gases que poderiam prejudicar o sistema caso fossem passadas a outras peças.
Além disso, o revestimento de borracha permite que qualquer tipo de fluído não entre dentro do sistema e cause danos ao coxim, neste caso a borracha serve como um revestimento próprio do coxim.
3. Guarnição
Os sistemas hidráulicos utilizam diversos tipos de cabos e estruturas que necessitam de transição entre líquidos com temperaturas que podem danificar a sua produtividade.
A guarnição de borracha é um revestimento para cabos que entrega muita proteção para esses equipamentos, fazendo com que eles consigam ter sua operação em um sistema hidráulico sem apresentar falhas.