Com as inovações cada vez mais otimizadoras que surgem dentro do setor industrial, os mais diversos segmentos de fábricas e indústrias podem contar com uma série de soluções que tornam a rotina de produção e também de montagem muito mais qualificada, precisa e, claro, segura.
Tudo isso sem falar na rentabilidade, pois sistemas devidamente otimizados e voltados à promoção de mais agilidade nos procedimentos geram uma maior margem de produção e, consequentemente, mais lucro.
Sem deixar a qualidade de lado, é claro, pois existem diversos equipamentos que garantem aplicações precisas e práticas ao mesmo tempo.
Dessa forma, reunimos no artigo que você confere a seguir algumas informações sobre as esteiras e outros utensílios que fazem parte do contexto de trabalho dentro das fábricas e indústrias dos mais variados segmentos. Confira!
Esteiras
A Esteira Transportadora Industrial pode ser considerada um dos equipamentos mais importantes quando estamos falando desse setor.
Isso porque seu surgimento, no começo do século passado, significou uma verdadeira mudança para o mundo inteiro, já que a produção de diversos tipos de itens passou a ser otimizada de modo como nunca havia sido antes.
Afinal, elas são responsáveis pela locomoção de uma enorme variedade de peças, itens, máquinas, materiais, etc., servindo para abastecer a todos os departamentos produtivos de forma dinâmica, segura e absolutamente precisa.
Tudo isso por meio de tecnologias que dispensam a ação humana, ou seja, é possível obter a garantia de precisão e reduzir não só as falhas como os gastos.
Assim, uma Esteira Transportadora Industrial consegue fornecer uma lista de benefícios para todos os segmentos onde são instaladas.
Além de agilizarem os procedimentos de montagem e de produção por meio de uma plataforma que leva os itens certos aos trabalhadores que precisam deles, é possível programar seu funcionamento para que esses componentes sejam conduzidos na quantidade exata em que são necessários.
No geral, existem diferentes modelos de esteiras, sendo elas tão versáteis. Sua composição pode variar de tamanho, de altura e, até mesmo, de largura, o que vai ser determinado conforme as demandas de produção de cada segmento e operação. Elas podem, ainda, ser curvas ou planas.
Em relação à confecção, podem ser compostas de metal ou de plástico, e as lonas utilizadas na sua superfície podem ser de borracha, PVC, silicone, entre outros materiais.
Já a Esteira transportadora automatizada apresenta um desempenho especial que oferece a possibilidade de diminuir a propensão de riscos de danos, erros e acidentes por meio de um sistema de automação industrial que consegue monitorar o desempenho do equipamento de acordo com os detalhes de cada demanda, garantindo vantagens como:
- Resultados mais precisos;
- Sistemas de produção agilizados;
- Diminuição de riscos e danos;
- Economia de custos.
Cantoneiras
A Cantoneira de aço inox é também indispensável quando estamos falando da otimização de processos de produção dentro das fábricas e indústrias.
Isso porque ela é feita de um material extremamente resistente tanto a impactos mecânicos, que são muito comuns no ambiente de trabalho desse setor, quanto a procedimentos corrosivos, que devem ser evitados ao máximo.
Suas hastes metálicas são, portanto, duráveis, assim como as quinas dos seus degraus, possibilitando uma fixação mais segura e satisfatória. Em relação ao seu formato, temos as cantoneiras em L, em T e em Y.
Painéis elétricos
Os painéis elétricos são fundamentais para o monitoramento correto e a proteção de todo o sistema vinculado à distribuição de eletricidade pelo espaço de trabalho e produção nas fábricas, de modo que ele deve ser operado por pessoas qualificadas.
Além disso, o Fabricante de Painéis Elétricos deve garantir o fornecimento de um material resistente, composto por materiais duráveis e que possam assegurar proteção acima da média.
Mancais
Já os mancais são peças que fazem parte de uma grande variedade de máquinas e têm como principal finalidade realizar a fixação de apoios nos eixos.
Geralmente, são confeccionados em ferro fundido e bipartida, de modo que o casquilho é encerrado (esse é o local onde o eixo gira).
Existem diferentes tipos de mancais, sendo os Mancais de Deslizamento um dos mais utilizados. São constituídos de uma bucha, que é fixada ao suporte, e fazem parte de maquinário de grande porte e baixa rotação. Devem ser devidamente lubrificados e higienizados conforme as necessidades.
Vale lembrar que todos os itens que foram mencionados nesse artigo demandam operações e manejo especializados, além de fornecimento por meio de empresas comprometidas com a garantia da durabilidade e de um desempenho seguro e satisfatório no setor industrial.