Um dos maiores segmentos do mundo é o industrial. Isso porque ele ajuda a sociedade se mover cada vez mais e faz dela mais desenvolvida a cada dia. Hoje, por causa dele, temos tudo o que possuímos.
Desde um apetrecho de acrílico, até celulares e outros grandes maquinários são feitos por essa ramificação e proporcionam absolutamente tudo o que temos, como carros, produtos de beleza, utilitários e afins.
Entretanto, para que tudo isso seja possível, alguns aspectos são necessários, como determinados equipamentos, e hoje falaremos de um especificamente, responsável por fazer a refrigeração industrial.
Então, para que você entenda um pouco mais sobre como essa refrigeração funciona, o que a compõem e se há algumas etapas e afins para que seja possível fazê-la funcionar, acompanhe este texto e confira.
O que é refrigeração na indústria?
Quando possuímos uma fábrica, há variados tipos de elementos, materiais e matérias-primas que necessitam de um tratamento especial, pois não aguentam, muitas vezes, temperaturas elevadas, pois sua composição modifica ou estraga.
Primeiramente, explicaremos o que é esse método e sua aplicação. Chamado de chiller ou também de torres de resfriamento, basicamente, consistem em maquinários resfriadores de água. Ou seja, toda a água que necessita diminuir sua temperatura, se aplica nesse equipamento.
Esse tipo de trabalho está segmentado na parte de manutenções e cuidado com materiais industriais, pois essa refrigeração serve para deixar o ambiente com uma temperatura mais baixa.
Enfim, a torre de resfriamento Alpina deixa o elemento principal com que trabalha, a água, bem gelada em sua torre. Elas são aplicadas em torres e ajudam a arrefecer o ar, para que assim os variados produtos, como citamos, possam ser mais bem conservados no ambiente.
Como funciona o processo de refrigeração por meio desse equipamento?
A refrigeração está presente em todos os tipos de segmentos industriais e seu principal equipamento é uma torre de resfriamento de água, que possibilita que esse trabalho seja feito em grandes e pequenas proporções.
Esses tanques possuem uma potência que costuma ser medida em toneladas de refrigeração, que possuem a medida TR. Eles podem ter uma enorme variação de clima, variando até em temperaturas negativas.
Essas torres são feitas de chapas de aço quimicamente tratadas, possuem pintura eletrostática com tinta em pó epóxi, que é conhecida como tinta industrial por ser mais resistente, e seu interior é constituído por peças de aço galvanizado.
O tanque industrial de inox junto com os equipamentos de ar condicionado, proporciona alguns tipos de benefícios e serviços, como:
- Climatização de ambientes;
- Controle de temperatura e umidade;
- Movimentação;
- Filtragem;
- Renovação do ar.
Ela também é utilizada em uma gama de ambientes industriais para ajudar no processo de resfriamento, controle de produtos e também de mecanismos e maquinários em geral.
Em suma, para que o chiller seja possível ter cem por cento de funcionamento, além da torre de resfriamento, conta com a saída de ar e também dutos, para que esse serviço possa se espalhar em diversos ambientes que necessitam dele.
Comprar ou alugar?
A dúvida de compra ou aluguel de mecanismos industriais são totalmente comuns, mas o que as empresas mais fazem hoje em dia é o aluguel, justamente por todos os benefícios que esse processo apresenta.
No aluguel de uma máquina ou de um mecanismo como esse, o transporte especializado e todos os equipamentos específicos serão de responsabilidade da empresa, como também a instalação de todo esse sistema.
Além disso, como o mecanismo, por mais que seja de fácil instalação, é muito grande e também diferenciado, é interessante possuir profissionais técnicos e qualificados para esses casos, o que essas empresas também oferecem.
Ou seja, o ato de comprar tudo, contratar funcionário por funcionário e ainda realizar a manutenção é visto como uma desvantagem, pois é possível pagar um pacote, para que tudo isso seja feito junto e os reparos ainda sejam realizados por especialistas que dificilmente errarão.
Enfim, os dois possuem seus benefícios, pois com a compra, tudo será exclusivamente da empresa, porém o trabalho de reparação é um pouco maior do que o aluguel. Porém, a decisão realmente dependerá de suas preferências.
Essas foram as explicações de hoje sobre para que servem os chiller, ou torres de resfriamento, tão utilizados em ambientes industriais, para que nenhum material ou algo parecido estrague.