A água é importante não só para a sobrevivência dos seres vivos como também para que sejam possíveis uma série de procedimentos modernos capazes de gerar mais facilidade e segurança no cotidiano das pessoas.
Por isso, todo tipo de atividade comercial e industrial que utiliza água deve ser devidamente controlada para que a qualidade dessa substância seja mantida, preservando a vida e o meio ambiente.
No artigo que você acompanha a seguir, é possível compreender mais detalhes sobre os tratamentos da água nas indústrias e como ela pode ser armazenada com segurança.
Tratamento de afluentes
Assim como utilizamos a água no cotidiano para procedimentos diversos, como limpeza, banho, lavagens, etc, o setor industrial também depende dela para uma grande variedade de operações, tais como:
- Incorporação de produtos de limpeza do maquinário;
- Tubulações;
- Pisos;
- Sistemas de resfriamento;
- Geradores de vapor.
Isso sem falar nos próprio processos industriais. Mas como é possível liberar toda essa água utilizada sem que ela prejudique o meio ambiente?
É no contexto desse questionamento que se torna fundamental o tratamento dos efluentes industriais, pois evita que líquidos diversos e água residuária, possam comprometer ou contaminar solos, por exemplo.
Existem diferentes maneiras de tratar esses efluentes, o que pode variar de acordo com alguns aspectos. Um deles é a carga poluidora do material, avaliando seu potencial de contaminação, e outra é o tipo de contaminante presente.
Para que isso seja determinado, é preciso que um profissional especializado possa colher uma amostra e avaliá-la de modo a apontar todas as informações sobre sua composição.
Assim, é possível determinar o conteúdo do efluente com base nos parâmetros de presença de carga orgânica e também de carga tóxica.
Com relação à classificação do Tratamento de efluentes industriais, temos os procedimentos físicos, químicos e biológicos, cada qual aplicado em um tipo de afluente de acordo com a natureza das substâncias contaminantes que precisam ser removidas.
As operações unitárias que são empregadas no tratamento também são decisivas para a determinação do processo.
Os procedimentos físicos removem sólidos em suspensão e partículas sedimentáveis e flutuantes por meio de uma separação física.
Alguns exemplos desses processos são o gradeamento, o uso das caixas separadoras de óleos, a sedimentação e a flotação.
Os processo químicos, por sua vez, fazem uso de produtos como agentes de coagulação nas etapas do tratamento, possibilitando a remoção de contaminantes por meio de reações químicas que condicionam o efluente. Alguns dos principais processos relacionado, são:
- Clarificação;
- Eletrocoagulação;
- Precipitação;
- Cloração;
- Oxidação;
- Redução.
Os processos biológicos, por fim, removem a matéria orgânica dissolvida ou em suspensão, transformando-a em sólido sedmentável. Mas como esses procedimentos podem ser conduzidos de forma segura?
Tanques
Os tanques como o tanque de inox, são fundamentais para a execução de uma grande variedade de processos industriais.
Especialmente os que envolvem a utilização e a mistura de componentes químicos que podem gerar processos de corrosão ou que demandam o armazenamento em itens fabricados a partir de materiais estéreis.
Uma alternativa eficaz para quem busca promover tratamentos eficientes sem comprometer a estrutura e, claro, a confiabilidade dos resultados obtidos.
Os Tanques em polipropileno são ideais, pois esse material é capaz de resistir quimicamente aos ácidos orgânicos, inorgânicos, solventes e também a soluções alcalinas.
Filtros
Ao instalar um poço artesiano, por exemplo, é necessário conhecer profundamente a qualidade da água presente na corrente fluvial da qual o dispositivo irá fazer uso para a alimentação hidráulica desejada.
Nesse caso, é importante também proteger esse conteúdo da contaminação gerada por uma série de procedimentos, como os industriais, que expelem efluentes no solo.
Por isso, o filtro para poço artesiano é indispensável, impedindo que a poluição de mananciais subterrâneos prejudiquem a potabilidade da água.
Esse item precisa ser desinfectado, o que pode ser feito com cloro em quantidades específicas ou mesmo por um sistema ultravioleta.
Entre as maiores vantagens do uso correto dos filtros podemos destacar que a água obtida será de qualidade superior e fornecerá mais saúde para quem dela depende todos os dias, evitando riscos de contaminação que podem levar a graves quadros de saúde.
No geral, após tratada e filtrada, a água não pode apresentar níveis inseguros de matérias orgânicas e substâncias como flúor, nitratos e sulfatos.
Por isso, o filtro de agua e o tratamento mais adequado são itens que não podem ser deixados de lado quando o assunto é saúde e segurança.