Ao elaborar o projeto de um espaço residencial ou comercial, todos os arquitetos têm um objetivo em comum em mente: o conforto ambiental.
Como o seu próprio nome diz, a ideia é que o local proporcione um mínimo de conforto a todos, seja a nível acústico ou a nível de temperatura no local.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso também é importante no ambiente industrial.
Afinal, já é unanimidade entre especialistas da área de recursos humanos que funcionários felizes produzem mais e melhor; portanto, cabe ao gestor do estabelecimento garantir que isso aconteça – o que, por sua vez, pode acontecer por meio da criação de um ambiente de trabalho seguro e confortável.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas formas de melhorar a ventilação – e, consequentemente, o conforto – em ambientes industriais.
-
Instale equipamentos de ventilação
O primeiro passo para garantir a ventilação em um ambiente é instalar equipamentos que criem esse efeito em seu interior. Entre todos, o mais conhecido é o ar condicionado: com ela puxa o ar do ambiente para seu interior e em seguida o libera em uma temperatura mais baixa, ele colabora para manter o espaço arejado.
Entretanto, é importante ter em mente que nem todos os modelos desse aparelho são adequados para o uso em ambiente industrial. Entre aqueles que estão disponíveis no mercado, estão:
-
Tradicional;
-
Split;
-
Portátil;
-
Central.
Por conta disso, antes de procurar algum lugar que venda ar condicionado, é preciso saber qual é o modelo pretendido. Quando se trata de indústrias, o tipo mais indicado é o central: ele é mais potente, além de distribuir o ar refrigerado por toda a área da instalação de forma uniforme. Deste modo, ele proporciona a melhor relação custo-benefício a tais estabelecimentos.
Vale ressaltar que, por mais que haja opções mais em conta (a instalação de ar condicionado split preço, por exemplo, é mais baixo), em muitos casos o barato pode sair caro.
Isso pois, como dito anteriormente, os demais modelos são pensados para uso doméstico, e, consequentemente, não terão toda a eficiência necessária para ventilar uma indústria.
-
Mantenha todas as máquinas em bom estado
Contudo, não basta simplesmente instalar equipamentos que mantenham o local arejado: também é imprescindível que eles sejam mantidos em bom estado, de modo que não apresentem problemas de funcionamento, e, consequentemente, não comprometam a ventilação do ambiente.
Uma das melhores maneiras de evitar que isso aconteça é investindo em manutenção preventiva. Trata-se de montar um cronograma de vistorias em todos os equipamentos de ventilação, para que seus componente sejam verificados independentemente de apresentarem ou não sinais de problemas de funcionamento.
Deste modo, caso haja algum defeito que ainda não se tornou aparente, ele pode ser resolvido antes que o seja.
Além disso, há outro procedimento importante que deve se realizado periodicamente em equipamentos de ventilação: a limpeza dos filtros.
Isso pois, à medida que eles funcionam, tendem a acumular partículas de sujeira em seu interior, que, por sua vez, podem causar uma série de problemas de saúde em pessoas que respiram o ar que passam por ele.
Para evitar que isso aconteça, deve-se fazer uma limpeza básica quinzenal, além de uma mais profunda, essa anual.
Como em indústrias tais procedimentos tendem a consumir muito tempo, recomenda-se que a empresa fixe um contrato de manutenção de ar condicionado junto a um estabelecimento especializado. Assim, a tarefa fica a cargo de especialistas no assunto.
-
Evite a entrada do sol no ambiente
Por mais que a presença da luz do sol costume ser considerada algo positivo no mercado de construção, ela deve ser evitada em ambientes industriais.
O motivo por trás disso é o fato de que ela aquele o local – que, muitas vezes, já tem equipamentos que produzem calor em suas dependências.
A boa notícia é que isso é extremamente simples: basta instalar uma veneziana industrial nas janelas do ambiente. Assim como no modelo doméstico, esse aparato barra a entrada da luz do sol, o que, por sua vez, faz com que ele fique mais fresco, evitando o abafamento e melhorando o conforto.
No entanto, para que tudo isso realmente se concretize, é imprescindível que o produto usado seja de qualidade, e, além disso, que ele seja instalado corretamente. Do contrário, não apenas a veneziana será ineficiente, como, também, poderá ter a sua vida útil sensivelmente reduzida.