O ambiente industrial é cheio de funções e segmentos em seu interior, e cada uma delas complementa a outra com segurança e maestria, tornando-o tão grandioso como conhecemos, não somente aqui no Brasil, mas ao redor do mundo.
Dentro de sua fábrica, muito funcionários trabalham dia e noite para que todo esse enorme desenvolvimento possa continuar ocorrendo, mas não é só em seu interior é que é todo esse trabalho é terminado.
Quando a produção fica pronta, ela vai para um armazém, para que a área de logística, que cuida da contagem e transporte das cargas fazer o seu papel e colocá-lo dentro de um caminhão, van, etc.
E é no caminhão que esse serviço quase termina, mas assim como em todas as outras etapas passadas, ele necessita de cuidados e detalhes especiais para que o produto possa chegar de forma segura em seu destino.
Então, hoje falaremos mais sobre isso e como funciona esse processo de transporte seguro, tanto para o funcionário quanto para o material em si. Acompanhe o texto e saiba mais.
Equipamentos de proteção individual
Para que serviços que mexam com cargas pesadas, produtos químicos, altura ou algum outro tipo de fator que seja possível causar acidentes, é necessário o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Esse equipamento é todo o dispositivo de uso individual do funcionário que se direcionar para sua proteção com riscos de acidentes, tombos, queda, de vida e saúde.
Esse uso deverá ser feito somente quando o local não tiver mais como oferecer proteção, ou seja, que já tiver chegado em seu limite.
Supondo, em locais altos todos os equipamentos serão oferecidos juntamente com a segurança, mas mesmo assim o trabalhador deverá usar ferramentas em si próprio para diminuir mais ainda os riscos.
Equipamentos inclusos nesse sistema:
- Auditivos;
- Respiratórios;
- Visual;
- Facial;
- De cabeça;
- Mãos e braços;
- Pernas e pés;
- Contra quedas.
Um dos mais utilizados nesse tipo de serviços é a botina de segurança, pois o carregamento de muitas cargas se torna pesado, e mesmo que seja feito com máquinas e cintos, a melhor opção de proteção é usar um calçado especializado, caso haja quedas, vazamentos e afins.
Além disso, quando as cargas estão sendo arrumadas e acopladas em certos locais, é necessário usar o cinto de segurança EPI, para que não haja nenhuma queda ou algo do tipo.
Esses equipamentos são disponibilizados gratuitamente no ambiente de trabalho, e só serão usados os que forem necessários, não todos os listados.
E, para que eles possam entrar em cena, a empresa, deve passar treinamentos para os funcionários e ensiná-los como utilizar cada um deles.
Tudo isso faz parte de uma norma regulamentadora, analisada e supervisionada por órgãos competentes relacionados ao assunto. Esse processo deve ocorrer e estar à disposição sempre e possuir um selo de segurança.
Segurança no caminhão
E, para que as cargas que foram direcionadas com segurança para o caminhão continuem protegidas, há um tipo de proteção que é muito usado, chamado lona de polietileno.
Ela possui uma função principal, que é a de impermeabilização de todos os produtos que estão dentro do caminhão. Mas, não somente para isso que ela serve, pois é muito útil no meio industrial.
Ela pode ser tanto usada para carregamento e transporte de materiais como também proteger eles quando estão sendo carregados por um veículo. Elas são tão utilizadas que são nomeadas como lona para caminhão.
É colocada na superfície, para que a água, o vento, a chuva e o sol, seja qual for a situação não prejudique nenhum produto pronto para ser comercializado. Além de tudo isso, ela ainda evita a sujeira e pó que ocorrem quando estamos na estrada.
Ou seja, além da proteção das caixas, ainda é possível ter mais uma, com a lona plastica e sua natureza impermeável e muito resistente. Tão resistente que quando as coberturas são perfuradas, ela é que entra em ação para evitar os vazamentos.
Esses são basicamente os elementos para a segurança do transporte nas estradas de diversos ambientes industriais, para que todos os elementos cheguem em seus respectivos locais sem nenhum dano e afins.
Todos os processos são realmente muito detalhados e precisam de muita proteção e cuidado sempre, pois a seriedade no trabalho deve ser levada a sério.