Não é preciso ser um especialista no assunto para notar que cada vez mais produtos são feitos em plastico. Desde itens simples, como embalagens de comida, até objetos mais complexos, como componentes industriais, há cada vez mais itens feitos com essa matéria-prima.
Quer saber mais sobre ele, seus benefícios, sua manipulação e quais produtos podem ser feitos com polímeros plásticos? Então continue lendo e confira algumas informações interessantes a respeito disso.
Quais as vantagens dos plásticos?
Por algum tempo, os metais foram considerados os materiais industriais por excelência.
Entretanto, por mais que eles sejam capazes de resistir até mesmo aos ambientes mais hostis, eles também têm suas desvantagens, as principais são o alto custo de determinadas ligas e o alto preço dos produtos confeccionados a partir deles.
Com o desenvolvimento dos termoplásticos (polímeros que resistem a temperaturas mais altas), isso fez com que os materiais metálicos perdessem espaço.
Isso ocorre porque os plásticos são mais leves, baratos e, depois de tais avanços, versáteis.
Além disso, como será visto a seguir, o uso do molde de injeção para modelá-los é relativamente simples.
Como produtos de plástico são fabricados?
Praticamente todos os produtos plásticos disponíveis no mercado são fabricados por meio de um só método: a injeção de plásticos.
Esse método trata-se de um processo de extrusão, ou seja, de forçar o plástico fundido e em alta temperatura sob pressão para dentro de um molde, que definirá suas características. Depois de resfriado, ele é removido e já está pronto.
Vale ressaltar que, por mais simples que o procedimento pareça, é fundamental que ele seja realizado por profissionais; do contrário, as chances de que o produto tenha defeitos é grande.
Felizmente, a popularidade do método tem provocado o surgimento de diversas empresas de injeção plástica, fazendo com que esse serviço seja fácil de encontrar.
Quais produtos podem ser feitos em plástico?
Graças aos avanços conquistados na área de tecnologia de materiais – principalmente no que se refere a termoplásticos -, há uma gama cada vez mais ampla de materiais que podem ser fabricados em plástico, por meio do uso de uma injetora. Confira alguns deles a seguir:
-
Embalagens
Existem muitos polímeros plásticos que são quimicamente inertes – ou seja, não reagem com químicos quando entram em contato com eles.
Por conta disso, eles são seguros para armazenarem uma série de produtos – inclusive alimentos – com segurança.
Isso, por sua vez, faz com que diversas empresas de moldes se especializem na confecção de itens para a fabricação de embalagens, sejam elas de uso doméstico ou direcionadas para a indústria alimentícia.
-
Peças industriais
Leves, baratas e resistentes, pouco a pouco as peças industriais feitas em plástico passam a conquistar o terreno que antes pertencia aos componentes metálicos.
Apesar disso, é preciso ter em mente que o processo de injeção para fabricá-las deve ser ainda mais cuidado: qualquer erro, por menor que possa parecer, pode comprometer o funcionamento da máquina na qual a peça será instalada, e, consequentemente, da linha de produção como um todo.
Desse modo, é fundamental que o processo seja acompanhado por um time de profissionais devidamente qualificados para tal.
-
Insumos médicos
O fato de existirem vários polímeros plásticos quimicamente inertes não significa que eles sejam úteis apenas para a confecção de embalagens. Tal característica também é útil para a confecção de insumos hospitalares, como sondas, bolsas para sondas e outros itens de uso médico.
Novamente, a fabricação desses produtos requer um cuidado especial.
Entretanto, nesse caso, a precaução em questão é com a higiene: tais itens têm que seguir padrões de limpeza muito rígidos em todas as etapas de sua produção. Do contrário, podem significar um risco para os pacientes.
Sendo assim, é fundamental que uma Industria de moldes e matrizes de boa reputação se encarregue da tarefa.
-
Materiais de construção
Quem atua no ramo da construção e da decoração sabe que há um polímero plástico em específico que tem ganhado muito espaço nesse segmento durante os últimos anos: o PVC.
Isso só aconteceu graças às suas características, tais como:
-
Baixo custo;
-
Resistência;
-
Excelente desempenho termoacústico;
-
Reciclável.
Isso tem feito com que ele seja usado para confeccionar desde pisos até canos de transporte de água, passando por forros e até mesmo móveis completos.
Graças aos avanços nos campos de design e projeto, boa parte desses itens nem sequer parecem plásticos: muitos imitam perfeitamente outros materiais mais nobres, como a madeira.