As válvulas são dispositivos muito importantes no meio mecânico. São utilizados para controlar o fluxo de líquidos ou gases em suspensões. A valvula é também conhecida como regulador, registro ou algumas outras denominações diversas.
Basicamente, elas podem ser encontradas em quase todas as situações. Faça um teste e comprove, pois as chances de encontrar uma válvula em qualquer instalação é de quase cem por cento.
Para as válvulas, há um número largo de diferentes tipos de configurações, com variações que podem sofrer alterações conforme cada aplicação e cenário.
São encontradas em diversos tamanhos, que vão desde os menores e mais ínfimas peças até as mais robustas, usadas até mesmo em usinas hidrelétricas.
Vale mencionar aqui que é necessária a Calibração de válvulas para garantir o correto funcionamento, independente do cenário em que se encontra.
Além dos tamanhos, elas também variam nos modelos e podem ser encontradas para diversas aplicações. Neste texto, abordaremos algumas válvulas em específico e quais são as suas aplicações. Siga com sua leitura e venha conosco descobrir quais válvulas são essas.
Válvula agulha
A Válvula agulha é muito utilizada para ajustes de regulagem em sistemas de vácuo. Dessa maneira, pode acarretar em fortes vibrações e taxas de fluxos elevadas em algumas linhas de vapor, óleo, ar e outros líquidos e gases em geral.
Ela é altamente adquirida com o devido intuito de aplicação de fechamentos com ajustes manuais. São largamente acessíveis para as mais altas pressões.
A principal distinção deste modelo em específico de válvula para os outros é basicamente a cunha de fechamento, que não são constituídas de discos, mas sim de plug ou agulha (como se refere o nome) que detém um comprimento muito maior quando comparado com seu diâmetro.
Seu funcionamento se dá da seguinte maneira: enquanto ela se encontra fechada, a sua agulha se encarrega de se armazenar em um anel que se encontra na própria válvula. Conforme ocorre a abertura da válvula, a agulha vai se separando e é aberto um caminho em todo o campo da válvula.
O nível do ajuste é dado conforme a intensidade suave do ângulo que se encontra a agulha, tendo assim como resultado a associação entre o comprimento e diâmetro específico..
Válvulas pneumáticas
As chamadas válvulas pneumáticas são uma espécie de componente de circuito que são designadas para que se controle e manipule os fluxos de ar comprimido, como direção, pressão e vazão do ar. Basicamente, se tratam do seguintes modelos:
-
Controle direcional;
-
Reguladora de fluxo;
-
Reguladora de pressão;
-
De bloqueio.
A válvula direcional controla a parada e partida no sentido do movimento atuador. A reguladora de fluxo influência na vazão do ar. Já a reguladora de pressão atua na pressão do ar comprimido ou são controladas por ele.
Por fim, a válvula pneumática de bloqueio, impede o sentido do ar comprimido, podendo ou não liberar o ar posteriormente ao sentido oposto.
Os atuadores e os componentes pneumáticos, para funcionarem, necessitam serem acionados e desacionados da maneira que se deseja ou que o sistema foi programado.
Válvula de retenção
A valvula de retenção é, possivelmente, o tipo mais incompreendido já desenvolvido. Comumente, ela passa despercebida no cotidiano, mesmo que seja um componente importantíssimo para o controle de fluxo de algumas específicas aplicações.
Elas possuem a função de permitir que o líquido ou gás, flutuem em apenas uma única direção. No mercado, há uma grande variedade de modelos e tamanhos, com aplicações industriais que exigem sua utilização para evitar o retorno do fluxo.
Mesmo que utilizada em ampla margem no cotidiano, a maneira e a razão da operação delas, nem sempre é devidamente esclarecida.
Válvula termostática
A valvula termostatica é basicamente um tipo de regulador de fluxo, que é acionado por temperatura ou de forma eletrônica, ou seja, quando o líquido em altas temperaturas atinge uma determinada, a válvula libera o fluxo do líquido que passa assim a realizar uma troca de calor com o motor, de forma que se evite seu super aquecimento.
Bom, basicamente é isso. As válvulas são importantes e quase que indispensáveis peças para componentes mecânicos, elas são largamente encontradas em diversos maquinários diferentes, em automóveis e em grande usinas, como as hidrelétricas.
São encontradas numa variedade de opções, atendendo as mais diversas especificações e aplicações. Se tem algum sistema mecânico perto de você, tenha a certeza que as válvulas fazem parte dele.