A indústria têxtil tem uma importância gigantesca para a sociedade atual como a conhecemos. Por meio dela, temos acesso a vestimentas em boa qualidade, com preços acessíveis e numa praticidade nunca antes imaginada.

Hoje, ao ir a qualquer loja de departamento, temos acesso a uma gama gigantesca de opções de roupas, das mais distintas e diferentes qualificações, cada uma pra um gosto e estilo específico e em preços variados, para atender todas as camadas financeiras da sociedade.

Para que as roupas possam ser produzidas e encaminhadas para as lojas, elas passam por diversos processos distintos e são manuseadas por profissionais qualificados para que sejam finalizadas no mais alto padrão exigido pela indústria.

Você sabe quais os maquinários necessários no ramo da indústria têxtil? São diversos itens que possuem papéis específicos no processo de produção de uma peça de roupa. Neste texto, vamos abordar um pouco das máquinas utilizadas nesse setor.

Continue sua leitura, e vamos juntos entender como se dá esse processo.

Enfestadeira

A maquina enfestadeira de tecido é um importante maquinário do setor têxtil, sendo aplicado de forma massiva em diversas confecções.

Esse tipo de máquina tem a devida função de realizar o enfesto, ou seja, dispor em camadas diferentes de tecido de acordo com um risco marcador que anteriormente é realizado pelo planejamento do corte.

Com o uso da enfestadeira, o processo se torna muito mais fácil, já que é realizado de forma automática sem que haja necessidade de intervenção manual.

No mercado, existem três diferentes tipos de enfestadeira: a para tecido tubular, a para tecidos planos e malhas de até 1,80 m de largura e, por fim, a máquina enfestadeira para tecidos com até 3 metros de largura.

O uso dela torna todo o processo de confecção de alguma peça muito mais fácil, rápida e econômica, afinal ela automatiza todo esse processo e não necessita que haja muito esforço de mão de obra humana.

Além disso, o seu custo operacional é baixo e o seu custo de manutenção também, sem mencionar o baixo gasto de energia elétrica.

Essa máquina otimiza muito o processo de produção em qualquer confecção, o que faz com que se aumente a produtividade, além do maior ganho lucrativo e redução de despesas.

Isso torna a maquina enfestadeira de tecidos um item necessário em qualquer malharia ou empresa séria, resultando em uma confecção de alta qualidade.

Máquina de costura

A maquina de costura com certeza é o mais popular e um dos mais importantes maquinários do ramo da indústria têxtil, usado também em ateliês e residências.

Elas foram inventadas durante a revolução industrial com a intenção de diminuir o trabalho manual de costura que era realizado por empresas de roupas.

Desde sua invenção em 1790, considerada obra de Thomas Saint, ela melhorou consideravelmente o método de se fabricar peças de vestuário.

A maquina costura é basicamente um aparelho usado para unir e prender partes de diferentes materiais e tecidos, podendo ser usada na fabricação de peças de roupas ou mesmo em calçados.

Máquina de bordar

Antes, o bordado era um ofício totalmente manual, sendo realizado de uma forma bem artesã e artística, o que demandava muito talento, estudo e tempo para a realização de desenhos mais complexos.

Hoje, existe para a felicidade dos profissionais, a maquina de bordar, que permitem a inserção de desenhos computadorizados e prontos, onde a máquina o reproduz adequadamente no material ou tecido do bastidor

. Para a escolha da máquina ideal de bordar, deve-se analisar as seguintes considerações:

  • O espaço de trabalho a ser utilizado;

  • A velocidade;

  • O preço;

  • A disponibilidade de peças para um possível reparo.

Ferro à vapor

Esse equipamento é outro daqueles muito populares e muito usados no tratamento de tecidos, tanto na indústria têxtil, em pequenos ateliês e também em residências comuns.

A passadeira a vapor tem a função de deixar o tecido numa forma lisa, longe de amassados e marcas. O vapor auxilia no amaciamento de tecido para que o ferro possa executar seu trabalho da melhor maneira possível.

Eles são utilizados para dar o acabamento nas roupas e deixá-las em uma forma apresentável e bonita. O ferro a vapor, apesar de ser antigo, ainda continua com sua extrema importância para o mercado têxtil.