Toda indústria, independente do seu segmento de atuação, precisa de empresas que sejam especializadas e qualificadas para montar as instalações industriais e estruturas metálicas.
Isso porque elas influenciam diretamente nas operações que vão ser realizadas pelo estabelecimento e, por consequência, acabam interferindo no faturamento.
As instalações industriais abrangem várias áreas, como elétrica, mecânica, hidráulica e civil. Normalmente, as indústrias possuem diversos equipamentos de grande porte que exigem essas instalações específicas.
A estrutura elétrica de uma indústria, por exemplo, deve ser montada a partir da instalação de disjuntor e painel de controle, conexão de cabo de rede, iluminação tanto interna quanto externa, sistema de controle para acionamento de máquinas.
Já na parte hidráulica, o objetivo é instalar toda a parte sanitária das indústrias, instalações hidráulicas para líquidos em geral, sistemas de refrigeração e torres de resfriamento, sistemas de vapor e para afastar efluentes líquidos.
Enquanto isso, a área mecânica é a responsável por remover e remanejar todas as máquinas e equipamentos que compõem a indústria, confeccionar tanques e todas as estruturas metálicas que forem necessárias.
Por fim, a área civil monta as instalações industriais e estruturas metálicas, além de realizar todos os serviços complementares a elas e que dizem respeito à edificação.
Isso envolve tanques, todas as bases de máquinas e equipamentos e demais estruturas necessárias em casos de manutenção e reformas.
Processo de montagem elétrica industrial
Essa é a parte que envolve toda a instalação e ajuste do sistema elétrico de uma indústria, com base no projeto idealizado pelos engenheiros responsáveis.
Independente se esse projeto está começando do zero, com a criação de uma montagem elétrica nova, ou se está apenas sendo adaptado a novas necessidades que surgiram no processo industrial, é preciso ter sempre uma empresa e profissionais confiáveis para realizar esse serviço de forma segura, ágil e eficaz.
A montagem de painéis elétricos, por exemplo, precisa ser feita de forma muita correta, devido ao fato de ter uma grande influência no funcionamento ideal de todos os equipamentos. A montagem elétrica industrial inclui:
- Painéis elétricos;
- Sistemas de comando;
- Toda infraestrutura para os equipamentos;
- Quadros de distribuição;
- Fluxo de energia;
- Quadros de distribuição;
- Acionamento de chave estática.
Tudo isso é fundamental para que todos os equipamentos recebam a quantidade necessária de energia, suportando a carga e não sobrecarregando o sistema.
Para isso, a empresa contratada deve ser bem escolhida, até porque precisa cumprir todas as normas de segurança que regulamentam esse tipo de serviço, além de oferecer um pós-venda com o suporte necessário quando for preciso.
A produção e instalação do sistema elétrico deve ser de alto padrão para não comprometer o desempenho da produção industrial.
O tempo gasto para desempenhar o serviço e cumprir todos os prazos planejados também deve ser levado em consideração no momento em que o dono da indústria vai escolher quem irá realizar o serviço.
Deste modo, deve-se ficar sempre atento à segurança das instalações, pois é um item muito importante quando se pensa em energia elétrica.
Para evitar acidentes e garantir que a indústria se mantenha segura, é preciso contratar profissionais muito bem capacitados e cuidadosos.
Empresa de cabeamento estruturado: o que faz?
O cabeamento estruturado é uma forma padronizada de cabear a rede, ou seja, por meio dele é possível reduzir custos e aumentar a segurança da rede.
Normalmente, ele é frequente nos segmentos de tecnologia da informação e telefonia, pois possibilita que a rede funcione de forma mais eficaz, melhorando a distribuição do serviço.
Ele funciona colocando os pontos de rede em todos os lugares em que são necessários. Isso faz com que não seja preciso fazer mudanças quando um ponto de rede for adicionado ou removido. Ou seja, o trabalho ocorre apenas uma única vez.
Uma empresa de cabeamento estruturado pode trazer muitas mudanças para o seu negócio, principalmente no quesito desempenho de serviço, evitando uma quantidade desnecessária de fios, diminuindo a chances de riscos e aumentando a velocidade do trabalho.
Existem várias normas de cabeamento, por isso também é importante escolher uma empresa que cumpra todas as recomendações.
Normalmente, os cabos mais utilizados são os trançados e o de fibra ótica. A vantagem do primeiro é o baixo custo e a facilidade de já encontrá-lo pronto.
Já a fibra ótica é um material mais moderno que não sofre influência eletromagnética e pode transferir altas taxas de dados.