O aumento do investimento na tecnologia e no desenvolvimento de componentes, fez com que a produção dos componentes eletrônicos usados na indústria crescesse significativamente.

Esses materiais, fazem com que uma determinada corrente elétrica produza muitos outros efeitos e a partir da junção de outros, produzindo um fluxo de elétrons capazes de realizar uma quantidade útil de acontecimentos e ajudando no processo de produção em muitas indústrias.

Os profissionais da área foram descobrindo propriedades, ao longo do tempo, que possuem determinados materiais diferentes e que se comportam de maneiras individuais quando são submetidos à passagem de uma corrente elétrica.

Assim, baseados nestes pontos, foram criados componentes que possuem aplicações em diversos segmentos como:

  • sensores;
  • capacitores;
  • transformadores;
  • osciladores;
  • díodos e etc.

Capacitores

O capacitor, por exemplo, é um componente eletrônico muito usado em circuitos elétricos e é constituído por duas placas condutoras, conhecidas pelo nome de armaduras, cuja composição é feita de um material isolante chamado dielétrico.

É possível encontrar vários tipos de capacitores sendo que cada um é mais indicado a uma função distinta. Podem ser esféricos, planos, cilíndricos, entre outros tipos. Entretanto, eles, basicamente, acabam desempenhando a mesma tarefa: todos fazem o descarregamento e carregamento de cargas elétricas.

Os capacitores são usados em muitos circuitos elétricos e têm a importante função de armazenar as cargas elétricas e, depois, descarregá-las novamente. Eles são usados em circuitos retificadores, por exemplo, e em divisores de frequências.

Em um rádio, a antena capta as ondas que são emitidas pela estação transmissora e cada estação possui uma frequência diferente. Transformando assim, a corrente alternada em contínua.

Para cada valor acionado, o receptor consegue se ajustar tanto ao aparelho quanto ao comprimento da onda que é transmitido pela emissora, ou seja, sintoniza a estação radiofônica correspondente à sua frequência de onda respectiva.

capacitor eletrolítico, por exemplo, é aplicado, principalmente, nos tipos de circuitos nos quais pode ser encontrada uma corrente de modo contínuo. Esse tipo é polarizado, ou seja, existe um terminal especifico para a carga positiva e outro para a negativa, sendo do mesmo circuito.

As informações mais importantes encontradas nesse modelo estão fixadas na capa que envolve esse dispositivo. Mas atenção, tentar inverter a polarização pode ser algo muito perigoso, já que pode danificar o aparelho e, até mesmo, explodir.

Uma polarização correta é essencial para garantir o funcionamento do aparelho, em casos de sobreaquecimento, o aparelho vai inchar e em casos mais graves acontece a explosão.

Sensores

Quando o assunto se refere a sensores, existem diversas categorias disponíveis no mercado, assim como os respectivos para cada tipo de finalidade.

Esse tipo de aparelho tem se provado muito importante para entregar praticidade nos processos de automação envolvidos não apenas na indústria como em diversos locais.

No caso da medição e controle de pressão, necessita ser medida e monitorada em aplicações de controle de processos, sendo um sistema considerado padrão em locais com condições especiais, onde cada aplicação necessita de uma solução adequada e respectiva ao problema.

sensor de pressão é o mais usado na indústria e no controle de processos em vários segmentos. Além disso, através da pressão é possível interferir em uma série de outros processos, como volume, densidade, vazão e outros.

Processos e materiais de qualidade, facilitam a alta precisão e várias opções de exibição de funções, então, com isso, são essenciais para a medição da pressão eletronicamente.

O medidor de pressão pode ser relativo, absoluto ou diferencial. No caso da medição da pressão relativa, a pressão zero é a pressão do local, ele mede a pressão em relação à pressão externa.

Já na medição absoluta, começa com o vácuo e na medição diferencial aponta a diferença entre dois pontos.

Arduino

O Arduino é uma plataforma eletrônica que usa possui uma quantidade grande de sensores e componentes, projetos e são fáceis de usar.  A lista de aplicações é grande pode ter usos em diversos segmentos.

Grande parte do material utilizado está disponível em módulos e é destinado a programadores, artistas ou qualquer um que esteja interessado em projetos com Arduino. É fornecido através de conjuntos e pode ser facilmente encontrado.

Qualquer pessoa pode comprar arduino, pois os projetos feitos com essa ferramenta são de fácil execução, geralmente, é comprado em conjuntos que vem divididos em placa de arduino.