No Brasil, existem uma série de industrias de muitos tamanhos e segmentos. A maioria dos produtos de uso comum acabam passado, hora ou outra por serviços industriais até chegar ao consumidor final.
A indústria é muito importante para impulsionar o crescimento da economia.
Pela quantidade de produtos e matérias produzidos, existem alguns serviços e equipamentos respectivos para cada ramo, que podem auxiliar no processo de fabricação, manutenção e segurança da indústria.
Como:
- Turbinas Hidráulicas;
- Bomba de diafragma;
- Equipamentos de calibração;
- Balanças, entre outros.
Equipamentos de calibração
Equipamentos de medição são muito importantes para uma grande quantidade de funções dentro de uma indústria. Também são fundamentais e muito importantes em estações de trabalho.
Por isso, é fundamental que esses instrumentos e equipamentos industriais sejam calibrados corretamente.
A manutenção de qualquer equipamento é fundamental para a continuidade de uso e funcionamento correto de um determinado processo industrial.
A calibração deve ser realizada periodicamente, para que os equipamentos estejam sempre bem regulados e com um funcionamento perfeito, de forma que não aconteçam erros gerados por uma medição errada e podem acabar prejudicando todo o processo industrial da empresa.
Com a calibração, os instrumentos de medição demonstram o real fluxo de vazão durante os processos envolvidos para a produção dos produtos.
O processo de calibração é feito baseado em uma curva de erro estabelecida pela Rede Brasileira de Calibração e que fornece uma base de calibração para os laboratórios licenciados.
Caso a curva não seja seguida pelos instrumentos de medição, eles precisam ser regulados da maneira correta para que se mantenha a qualidade do procedimento.
A calibração de termômetro, por exemplo, é item indispensável em diversos tipos de indústrias, como alimentícias, farmacêuticas, metalúrgicas, químicas, entre outras.
Como todo processo, a calibração de termometro, também demanda de um certo tempo para ser realizada.
Antes de ser utilizado pela primeira vez, um termômetro, obrigatoriamente, deve passar por uma calibração, independentemente do tipo e da função em que será usado.
Os termômetros estão expostos a diversos fatores que podem afetar a sua precisão, os mais comuns são impactos, atritos e até quedas.
Outro problema bastante frequente é o problema da desregularem que surge devido à grande variação dos níveis de temperatura a que são expostos e a frequência do tempo de uso.
Dessa forma, quando são calibrados ou recalibrados, os termômetros mantêm seu bom desempenho e exatidão nas medidas.
Esse processo ajusta a saída e indica um instrumento de medição os resultados a partir da aplicação de uma determinada norma e valores, buscando uma precisão especificada.
Outro processo bastante necessário é a calibração de valvulas de segurança, uma necessidade para todos que fazem uso frequente do equipamento, contribuindo para a capacitação do equipamento e o desenvolvendo.
Os profissionais que executam esse tipo de serviço de calibração devem fornecer formas adequadas de verificação para cada uma, aumentando seu desempenho.
No caso das válvulas de segurança, uma manutenção preventiva e periódica está relacionada para preservar e garantir a segurança dos profissionais que operam os equipamentos que são protegidos por essas válvulas.
Dentro de uma indústria existem diversas válvulas que podem parar uma estação inteira e de forma inesperada, enquanto algumas param apenas em uma parte, porém, em ambas as situações os prejuízos são muito grandes.
Quanto pior estado, mais delicada precisa ser a manutenção.
Na maioria das vezes esse tipo de defeito é resultado de uma falta de manutenção ou uma manutenção adequada, o que pode gerar um custo bem maior no caso de necessidade de compra de um novo equipamento.
Ensaio de dureza
A dureza é uma propriedade mecânica muito utilizada em estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas, principalmente, na especificação e comparação entre materiais.
O Ensaio de dureza tem alguns significados distintos como medida de resistência do material, resistência à deformação, penetração e ao risco.
Alguns fatores influenciam a dureza de uma junta soldada, por exemplo, a composição química do metal, a composição química, os efeitos metalúrgicos referentes ao processo de soldagem, tratamento térmico e parâmetros apropriados a soldagem.
Os métodos mais utilizados para determinação de dureza são Brinell, Rockwell e Vickers.
O ensaio de dureza é bastante utilizado na determinação da qualificação e além disso, é possível, obter uma relação aproximada entre os métodos Brinell, Vickers e Rockwell e os valores de limite que possuem.