Você já parou para pensar que existem diversas aplicações industrias para uma série de dispositivos que conhecemos? Os tanques e reservatorios, por exemplo, são associados as empresas de distribuição de água e demandas de armazenamento que, muitas vezes, fazem parte do nosso cotidiano mesmo que indiretamente.
Com o setor industrial não é diferente. Afinal, uma série de linhas de produção que são essenciais para a vida moderna dependem de aparelhos e sistemas que conhecemos, de certa forma, mas não imaginamos que sejam tão eficiente no uso em indústrias e fábricas.
No artigo a seguir, conheça um pouco mais sobre os tanques, como eles são fabricados e seu uso para gerar ainda mais desempenho e eficiência em diferentes linhas de produção.
O que são esses tanques?
Um tanque de armazenamento industrial tem como principal objetivo, como já sugere seu próprio nome, servir de recipiente para líquidos e gases comprimidos que são utilizados em diversos procedimentos nas indústrias.
No formato de cilindros e angulados de forma perpendicular com relação ao solo, esses tanques podem ou não ser tampados e, ainda, podem estar no subsolo ou sob coberturas.
Eles podem ser encontrados em diversas colocações, como vertical ou horizontal, aberta ou fechada, com fundo côncavo, plano ou convexo, etc. Além disso, eles são desenvolvidos de uma modo que consigam lidar com graus de pressão variados.
Existem diferentes tipos de tanques industriais, pois eles podem ser fabricados conforme a adequação a sistemas específicos onde serão instalados. Sua utilidade, no geral, está em torno da contenção, evitando o derramamento, a evaporação ou o vazamento de líquidos.
Um dos requisitos de segurança para a operação dos tanques são os tetos flutuantes, que pode ainda gerar benefícios contra a poluição industrial.
Outra informação importante sobre os tanques industriais é que eles são muito necessários sempre que há a necessidade de armazenar um produto para que ele seja utilizado depois, o que acontece com muita frequência.
Dessa forma, eles podem abrigar diversos tipos de conteúdo, durante diferentes períodos de tempo e na quantidade que os processo de produção em questão exige.
Seu material de composição é o aço, extremamente resistente e durável, de modo que ele não sofre com as intempéries nem mesmo com agentes agressivos presentes em diversos tipos de ambientes industriais e ainda na natureza.
Uma das maiores vantagens de seu uso é que não há necessidade de trocar os tanques nem de solicitar reposição com frequência, pois eles são bastante duráveis e apresentam características especiais com relação a interação química, de modo que podem até ser enterrados, como já mencionado, o que ocorre no armazenamento subterrâneo.
Como geralmente abrigam grande quantidade de material, esses tanques costumam ocupar bastante espaço. Por isso, é importante garantir que eles caibam no ambiente onde serão utilizados antes de definir o local da instalação.
Desempenho térmico
Os tanques em polipropileno são muito utilizados por sua alta eficiência no suporte a diferentes temperaturas. Isso porque o material do qual é composto, o polipropileno, é um termoplástico que apresenta uma série de vantagens, em especial suas propriedades de resistência térmica.
O uso desse tipo de tanque tem aumentando muito em decorrência dos avanços tecnológicos que acontecem diariamente dentro dos segmentos industriais.
Além disso, as fabricantes de tanques de polipropileno têm se atentado para linhas de produção cada vez mais sofisticadas, gerando produtos que auxiliam alto desempenho com economia e otimização.
Entre suas principais vantagens, estão:
- Fácil higienização;
- Resistência térmica;
- Durabilidade garantida;
- Versatilidade industrial;
- Armazenamento seguro;
- Otimização produtiva.
Tratamento de efluentes
É possível encontrar, ainda, os tanques para tratamento de efluentes, que são muito importantes no uso industrial devido à necessidade de tratar de forma adequada uma série de efluentes que podem gerar problemas para as linhas de produção.
Dessa forma, é possível evitar a poluição que os resíduos líquidos produzem a partir do tratamento correto do material de descarte. A utilização de um tanque especial para esse tipo de demanda é uma exigência e uma forma de garantir mais segurança e confiabilidade.
Eles são constituídos em PVC ou PPZ, materiais extremamente resistentes e duráveis, de forma que raramente precisam ser repostos ou trocados.
Vale ressaltar que a importância de utilizar tanques de qualidade é absoluta, pois a negligência na escolha dos modelos pode acarretar em vários problemas e prejuízos graves.
Optar por tamanhos inadequados em comparação com as demandas ou utilizar tanques de procedência duvidosa são, junto com a instalação negligente, os fatores principais para resultados indesejado quando o assunto é armazenamento de materiais nas indústrias.