A empilhadeira elétrica hangcha é um dos veículos mais utilizados nos setor industrial, especialmente para transportar grandes volumes de materiais. Assim como o próprio nome já sugere, o equipamento tem como principal finalidade o empilhamento de cargas.
Uma grande vantagem do modelo é a não utilização de combustíveis oriundos do petróleo, como a gasolina, pois o veículo funciona por meio de energia elétrica.
Sendo assim, separamos tudo o que você precisa saber sobre a empilhadeira elétrica. Confira a partir dos próximos tópicos deste artigo.
Onde utilizar uma empilhadeira elétrica?
A empilhadeira é um item de extrema importância nos seguintes setores:
-
Fábricas;
-
Supermercados;
-
Centros de distribuição;
-
Galpões;
-
Indústrias no geral.
Além disso, o item é usado em qualquer outro local onde haja um volume consistente de carga que se encontre empilhada.
Neste sentido, cabe destacar que paletes de madeira usadas para garantir estabilidade dos materiais transportados na empilhadeira.
Ainda assim, toda essa carga deve ser descarregada de um caminhão – até mesmo navio, barco ou trem – e carregada por uma distância eventualmente curta até permanecer no armazém de uma empresa ou no galpão da empresa que recebe.
Ela é muito útil para armazéns pequenos ou com corredores estreitos, pois o equipamento é bem compacto, podendo ser encaixado em diferentes lugares. Isso acontece por não necessitar portar um motor de combustão, diminuindo o tamanho do veículo.
Deste modo, o operador consegue trabalhar em ambientes reduzidos com ótima precisão – especialmente por causa do pallet – independente se a carga estiver no chão ou colocado em uma prateleira alta.
Quais as vantagens da empilhadeira elétrica?
Um dos principais benefícios da empilhadeira é o fator elétrico, mas em relação ao tamanho também acaba sendo uma excelente vantagem.
Em comparação com as empilhadeiras movidas à combustão, a empilhadeira movida por eletricidade não possui um motor, o que diminui o tamanho da mesma.
Além disso, uma curiosidade que vale ressaltar, é que o equipamento também pode ser encontrado por paleteira eletrica, pois atua no carregamento de paletes no setor industrial.
Além do mais, isso faz com que os armazéns das empresas possam receber mais cargas por não precisarem de um espaço tão grande para manobras do operador do maquinário.
Equipamento amigo da natureza e funcional
Outro fato que agrada bastante os usuários desse tipo de veículo é que, por conta da ausência de motor, a máquina não emite fumaça.
Poluentes ou gases nocivos ao meio ambiente, assim como à saúde humana, sendo considerada amiga da natureza – uma questão importante a sustentabilidade e aos profissionais que trabalham com a empilhadeira.
Um benefício que vale a pena frisar é o baixo ruído existente quando ela está em constante funcionamento.
Por sua vez, os custos operacionais podem ser inferiores aos modelos de empilhadeira tradicionais.
As empilhadeiras elétricas estão entre as maquinas e equipamentos mais utilizados no setor industrial, uma vez que não requerem óleo do motor ou líquidos refrigerantes, proporcionando menos gastos à equipe gestora.
Os motores elétricos, em contraponto, oferecem qualidade superior aos equipamentos convencionais e são mais resistentes às altas temperaturas.
O que evita a diminuição de potência de saída, como prevenção a superaquecimentos.
Manuseio e ergonomia
Um fator importante que vale ser destacado é que a alta ergonomia desses equipamentos proporciona ao operador amplo conforto para entrar e sair, garantindo total acomodação para uso e controle das atividades.
Além do mais, cabe lembrar que esse tipo de máquina deve receber cuidados especiais, principalmente no que diz respeito à água.
Em dias chuvosos, por exemplo, é indicado o uso apenas em ambientes internos e secos, a fim de garantir o melhor funcionamento dos componentes da máquina.
Outros tipos de empilhadeiras
Fora a empilhadeira elétrica, há outros tipos disponíveis no mercado, uma vez que cada uma conta com determinada funcionalidade. A empilhadeira hidráulica manual, neste contexto, é totalmente braçal.
Ela atua por meio de um sistema de roldanas em sua torre de elevação. As rodas, bem como os pneus de empilhadeiras manuais, são compostas por sistemas de rolamentos que melhoram a movimentação do maquinário.
Mesmo sendo capazes de aguentarem mais cargas, se comparadas com a elétrica, as empilhadeiras à gás emitem fumaças e poluentes que, em longo prazo, podem ser prejudiciais a saúde dos colaboradores.
Há ainda a empilhadeira portuária, especializada nessas áreas e capaz de locomover containers inteiros, principalmente para o carregamento e descarregamento de cargas de navios.
Portanto, a empilhadeira consiste em um item fundamental para assegurar o bom funcionamento e transporte dentre as atividades do setor industrial.