Profissionais e pesquisadores da área indicam que, por mais que o parque industrial brasileiro conte com tecnologia avançada, o retorno obtido pelo investimento feito nelas deixa a desejar em comparação a outros países.
Consequentemente, a produtividade e a rentabilidade do negócio ficam comprometidas.
Os motivos por trás disso são vários. Pode ser que o empreendedor não tenha feito uma correta análise do investimento, tenha dificuldades em honrar os pagamentos do equipamento ou mesmo não conheça todas as suas potencialidades.
Portanto, qualquer aquisição do tipo deve ser precedida por uma pesquisa meticulosa.
Da mesma maneira, uma vez que o equipamento tenha sido adquirido, é fundamental que a empresa aproveite seu potencial ao máximo, de modo que o retorno sobre o investimento justifique a compra.
Aprenda, a seguir, algumas informações importantes a respeito de certos equipamentos industriais e como torná-los mais úteis:
Compressor de ar
Um dos motivos por trás do amplo acesso a bens de consumo por parte de boa parte da população foi a criação de maquinário avançado, que permitiu que as indústrias tivessem uma produção em maior escala e a um custo mais baixo.
Normalmente, isso acontece devido à baixa necessidade de intervenção humana, o que permite que a equipe se dedique a atividades nas quais ela realmente é indispensável.
O uso de equipamentos pneumáticos está neste rol.
Como o seu próprio nome diz, ele usa a força do ar para mover peças e permitir o funcionamento de motores, reduzindo a necessidade do uso de força física por parte do profissional responsável pelo procedimento.
Em oficinas mecânicas, a técnica também é usada para facilitar a pintura de automóveis, de modo que ela seja feita em menos tempo.
Para que tudo isso seja possível, é preciso contar com um equipamento específico: o compressor de ar.
Ele é responsável por comprimir os gases, permitindo que eles sejam transportados em recipientes de menor porte, bem como usados em certos processos industriais.
Tal ganho de eficiência faz com que o compressor de ar preço valha a pena.
Vale ressaltar que eles podem ser usados em uma série de tarefas e procedimentos. Por conta disso, é fundamental escolher um modelo que seja apropriado para o processo em questão. Entre os principais, estão:
-
Compressores rotativos;
-
Compressores de pistão;
-
Compressores de pistão de dois estágios;
-
Compressores de membrana;
-
Turbo compressores.
Além disso, adquirir um equipamento de qualidade e de uma marca reconhecida, como o compressor Schulz.
Assim, evita-se problemas relacionados a defeitos na máquina e situações de mau atendimento por parte do fornecedor no pós-venda.
Inversor de frequência
Boa parte dos equipamentos usados pela indústria dependem de energia elétrica para funcionar.
Entretanto, a intensidade do fluxo necessário pode variar: afinal, quando um motor opera em sua capacidade máxima, ele requer mais energia do que quando está na capacidade mínima.
Além disso, sobrecargas podem prejudicar o equipamento, reduzindo a sua vida útil.
Para preservá-lo e garantir que ele será usado por mais tempo, usa-se o inversor de frequencia.
Esse dispositivo eletrônico permite que o motor de uma máquina opere a partir de uma corrente diferente daquela fornecida pela rede de distribuição elétrica, transformando a corrente fixa em alternada.
Isto, por sua vez, proporciona uma série de benefícios durante a operação do equipamento, como:
-
A possibilidade de realizar um acionamento suave;
-
Economia de energia;
-
Possibilidade de usar temporizadores, conforme o modelo.
Vale ressaltar que o inversor de frequência preço varia conforme o modelos: há vários disponíveis no mercado, adequados para diferentes dispositivos e situações. Para saber qual é o melhor, deve-se entrar em contato com um especialista.
Inversor de solda
Os pontos de solda são usados na montagem e na manutenção de uma série de máquinas e de objetos, desde gradis até grandes maquinários industriais. Trata-se de fundir as superfícies de dois objetos metálicos, de modo que eles se unam.
Contudo, a máquina de solda, aparato mais tradicional para realizar esta tarefa, já não é considerada tecnologia de ponta.
Atualmente, as empresas que usam aparatos mais avançados costumam preferir a inversora de solda, que possui um comando computadorizado em seu interior.
Este mecanismo de funcionamento distinto faz com que ela seja de menor porte, além de mais leve. Desta maneira, ela é mais fácil de ser transportada, o que, na prática, a torna mais versátil.
Esta, entretanto não é a vantagem mais marcante deste objeto.
Apesar do menor porte, a máquina inversora de solda também é mais potente, permitindo a execução de tarefas em menos tempo.