Muitas máquinas, ferramentas e até mesmo peças são indispensáveis no setor industrial contemporâneo. Isso porque os mecanismos evoluíram muitos nas últimas décadas e, com isso, os aparelhos também ganharam novas vantagens e funções depois da modernização ou informatização de seus mecanismos de funcionamento.

Sendo a construção civil tão forte no Brasil e tão impactante na sociedade, já que interfere diretamente nas taxas de desemprego, os fabricantes de produtos industriais não pudem ficar para trás: de acordo com que novos modelos foram desenvolvidos, o mercado de tornou mais amplo e, claro, competitivo.

Ao construir um projeto, sabe-se que uma série de processos só serão possíveis graças a maquinários específicos. Nesse artigo, saiba mais sobre três dessas ferramentas essenciais nas obras e quais desempenhos estão atualmente disponíveis no mercado, seja para alugar ou adquirir.

Compressor

Embora muitas pessoas não saibam, o compressor parafuso é extremamente importante para a indústria do mundo inteiro. Isso porque seu desempenho permite que o ar seja comprimido de maneira eficaz e muito mais rentável quando comparado com outros métodos de compressão.

Uma série de sistemas industriais se beneficiam com essa especialidade do dispositivo, de forma que existem três modelos para atender as várias demandas atuais: compressores de diafragma, de pistão e de parafuso.

Esse terceiro tipo é, certamente, o mais popular. Ele consegue oferecer a garantia de alta performance porque funciona a base de dois rotores, um macho e um fêmea, que se movem um contra o outro e comprimem o ar de forma satisfatória e sem ruídos. Assim, compressor de parafuso schulz define o que há de melhor em termos de praticidade, eficiência e desempenho.

Outras vantagens desse aparelho é que ele é de fácil manutenção, pode combinar alta velocidade com alta taxa de fluxo, possui resistência e ainda conta com redução de ruídos. Isso sem falar que ele pode sair muito mais em conta do que outros métodos de compressão do ar.

Entre os locais onde esses aparelhos são mais encontrados estão:

  • Indústria alimentícia;
  • Indústria automobilística;
  • Indústria de bebidas;
  • Fábricas em geral;
  • Petroquímicas;
  • Setores militar e aeroespacial.

Guias: práticas e fortes das peças

Pensou que parava por aí, não é? Mas ainda temos muito a conhecer sobre esses equipamentos que proporcionam uma infinidade de processos importantes da indústria.

Dessa forma, é graças a esses dispositivos que podemos contar com uma imensa variedade de produtos eletrônicos, por exemplo.

Outro item muito importante é guia linear, que surgiu há quase quarenta anos para deixar de lado o antiquado método de barramento convencional. Com esses novos aparelhos, foi possível desenvolver performances de alta precisão, rigidez e agilidade.

Um dos motivos pelos quais as guias lineares são muito encontradas em vários setores, como de auto peças, aeroespacial, hospitalar, farmacêutica e moveleiro, é que elas conseguem realizar o rolamento perfeito em Fuso de esferas, diminuindo os atritos na condução e permitindo a otimização do trabalho.

As maiores vantagens de sua aplicação nas indústrias é que a guia  reduz a folga, realizando movimentos suaves, e possui um grande ângulo de contato para exercer a tarefa com destreza e precisão.

Mancais e peças

Nós não poderíamos deixar de falar, é claro, dos mancais, que fazem o suporte para rolamentos e eixos distintos. Você consegue imaginar como isso é crucial dentro de uma fábrica, não é?

Composto de ferro fundido e bipartida, esse dispositivo permite que haja movimento preciso ao redor do eixo de elementos que, por vários motivos diferentes, precisam girar nas máquinas.

Existem dois tipos: mancal de deslizamento e mancal de rolamento. Os primeiros são mais encontrados em máquinas pesadas ou de baixa rotação, pois realizam mais atrito. Além disso, eles são mais simples e sua vida útil é prolongada em relação aos demais tipos.

Já os mancais de rolamento consistem na melhor opção para determinadas necessidades, como de velocidade maior e menor atrito. Compostos de dois anéis concêntricos separados por elementos rolantes, esse dispositivo também demanda cuidado e uso de materiais importantes, como Porca gaiola.

Seja qual for o material, vale a pena lembrar que todos eles devem ser manuseados da forma correta para que possam não só oferecer o melhor desempenho possível, como também segurança a todos os operadores.

Por isso, equipamentos de proteção são indispensáveis e devem ser utilizados da maneira adequada para assegurar a vida e o bem-estar dos trabalhadores.

Outro item que depende diretamente da segurança no ambiente de trabalho é o que diz respeito sucesso do empreendimento, de forma que ele seja entregue de acordo com o que foi solicitado à construtora e à sua equipe.