Constantemente, a indústria visa aprimorar seus processos produtivos e não seria diferente ao se tratar dos produtos e métodos, relacionados ao setor alimentício.

Hoje em dia, existem diversos recursos envolvidos em tais processos, especialmente quando se leva em consideração as distinções entre as finalidades de cada método aplicado.

Por exemplo, os equipamentos como o triturador, composição dos produtos, embalagens, logística, entre outros elementos.

O que é a ráfia?

Chama-se de ráfia as fibras têxteis que comumente são aplicadas na fabricação de sacos, que atendem em especial o transporte de pequenas cargas.

Há dois tipos do saco de ráfia: convencional e laminado. O convencional é considerado uma alternativa de saco comum, em que o tecido é entrelaçado e não a espaço entre as tramas.

No entanto, objetos pontiagudos ou outros elementos, podem facilmente violar este espaço. Ainda assim, é considerada uma embalagem de grande resistência.

Porém, é necessário escolher adequadamente o tipo de carga que será carregada. Já no que diz respeito ao saco laminado, a sua resistência é superior.

Isso se deve ao fato de que além de ser entrelaçado e não dispor de espaço entre as tramas, esse tipo possui ainda mais uma lâmina, que corresponde a uma película de plástico.

Tal película é responsável por impedir a abertura de espaço entre essas tramas. É justamente o que dificulta a violação da embalagem, além de impedir possíveis vazamentos e a passagem da umidade.

Um dos exemplos da aplicação desse tipo de embalagem, é o saco de batata. Por mais que não se trate de um conteúdo pontiagudo.

Ainda assim, corresponde a uma carga pesada e por isso, é importante assegurar uma opção que tenha resistência e proporcione mais segurança para embalar e transportar os alimentos.

Aspectos da moagem na indústria

Esse processo é apontado como uma operação unitária, na qual o tamanho médio dos alimentos trabalhados, que são sólidos, é reduzido por diferentes meios.

Por exemplo, pela aplicação de forças de abrasão, compressão e impacto. Normalmente, para processos de transformação de alimentos, além dos moinhos, também podem ser utilizados os trituradores.

Além disso, também é interessante citar que operação reúne algumas vantagens, por promover a homogeneização do produto e aumentar a relação do volume e superfície.

Principalmente, para os processos posteriormente aplicados, como a desidratação, aquecimento, extração e resfriamento. Para efetuar a moagem industrial, são usadas máquinas específicas, que aliam força e agilidade para os produtos a serem trabalhados.

Por exemplo, o moinho de milho atende corretamente as especificações necessárias para o produto que é destinado.

Dispondo de um material resistente uso de aço em cada componente, responsável pelo procedimento, como o martelo e a bandeja magnética.

Outro exemplo de aplicação desse tipo de máquina, é para moer o café, entre suas principais características, aqui recebe o maior destaque é a versatilidade.

Já que é capaz de moer o café de formas distintas de acordo com a finalidade do produto.

Dessa forma, para escolher corretamente, é preciso levar em consideração qual o tipo de produto será trabalhado e as condições do local, pois existem máquinas diferentes para quebrar e misturar os materiais.

Os modelos de máquinas normalmente, se diferenciam não apenas pela estrutura, mas também na indicação da finalidade, como para granulação fina ou grossa.

O que são os misturadores industriais?

Além das máquinas voltadas para moagem, outras que são comumente empregadas nos mais variados processos industriais, do setor alimentício são os misturadores.

O misturador industrial também é escolhido de acordo com o material e a quantidade a ser trabalhada. Os tipos mais comuns dessas máquinas são:

  • Misturadores de fita: amplamente usado na indústria de alimentos, pois são eficientes para mistura de sólidos e líquidos;
  • Misturadores de dispersão: aplicados para a mistura de pós químicos;
  • Misturadores nauta: comumente aplicados em produtos que exigem maior lentidão e cautela;
  • Misturadores de duplo braço: apresentam duas lâminas que operam simultaneamente em velocidades distintas.

Uma das grandes vantagens ao optar por esse tipo de máquina, é a otimização do processo operacional, pois permite a produção de uma quantidade maior de alimentos e a redução da mão de obra.

Por mais que grande parte das opções disponibilizadas no mercado, atenda operações em grandes quantidades, é preciso se ater a todas as especificações da máquina.

Principalmente para assegurar bons resultados e evitar prejuízos no modelo operacional da indústria.