Um exemplo desse cenário, é a aplicação de eletrodutos, que vem variado bastante nos últimos anos. Você sabia, por exemplo, que eletrodutos podem ser utilizados na decoração de um espaço, proporcionando um ambiente moderno e sofisticado?
Nesse artigo, confira mais informações sobre esse dispositivos e veja como é possível unir conforto, beleza e praticidade à instalação de eletrodutos em sua casa ou empresa.
O que são eletrodutos?
Também chamados de conduítes, esses dispositivos protegem a fiação elétrica de uma construção. Dessa forma, todo empreendimento precisa obrigatoriamente contar com a funcionalidade deste produto.
Pois ele abriga de forma segura e eficaz todos os fios e cabos elétricos do local. Existem variados tipos de eletrodutos, com tamanhos, desempenhos, cores e materiais diferentes.
Mas, seja como for, com eletroduto galvanizado 3 4, por exemplo, você conseguirá proteger sua fiação elétrica das influências de colisões e agentes químicos, que podem danificá-la.
Eletrodutos na decoração
E não é só isso! Muito importante também é proteger o próprio ambiente externo de possíveis acidentes elétricos, que podem acontecer quando não há o isolamento adequados da eletricidade ou quando acontece um curto-circuito.
Geralmente, esses dispositivos são utilizados do lado “de dentro” das paredes ou sob o solo, mas você sabia que você pode utilizar eletrodutos como parte da decoração? Isso mesmo!
Muito comum em alguns empreendimentos de arquitetura mais modernos, manter eletroduto galvanizado 2 polegadas ou eletroduto galvanizado 1 2 exposto “por fora” das paredes é, além de uma tendência charmosa, um opção prática e econômica.
Eletrodutos galvanizados
Existem muitos tipos de eletroduto, pois eles variam não só de tamanho, mas de formato e material. Nesse contexto, você pode obter uma série de combinações que vão ser mais eficazes para a sua necessidade, como eletroduto galvanizado 3/4 medio.
Além de eletroduto soldável ou roscável, você também encontra opções de diferentes materiais utilizados na fabricação do dispositivo. O eletroduto pode ser metálico ou isolante.
Maneiras de proteger o metal do produto dos diversos processos corrosivos aos quais ele está exposto, são:
- Cobertura de esmalte;
- Galvanização;
- Banho de zinco;
- Capa externa plástica ou asfáltica;
- Cobertura com tinta epóxica.
Ao ser galvanizado, ou seja, ao receber uma cobertura de substâncias que o protegem de vários tipos de influências externas que aumentam com o tempo, o produto metálico se torna mais seguro.
E muito mais bonito para compor decorações. Um exemplo muito utilizado, é eletroduto galvanizado leve.
Tipos e formatos
Você pode encontrar muitos formatos disponíveis no mercado. São eles:
- Eletrodutos rígidos;
- Eletrodutos curváveis;
- Eletrodutos flexíveis;
- Eletrodutos transversalmente elásticos.
Eletrodutos rígidos
Os eletrodutos rígidos são de aço, não possuem costura e sua galvanização é feita a fogo. Esse tipo de composição é recomendado para uso em instalações elétricas em:
- Residências em geral;
- Indústria petrolífera;
- Indústria petroquímica;
- Indústria de explosivos;
- Centrais elétricas.
Conduítes rígidos também podem ser encontrados na versão em PVC, com propriedades de isolamento elétrico e térmico.
Com o modelo de de aço, porém, é possível complementar o projeto arquitetônico e se você adquirir eletrodutos roscáveis, poderá encaixar uma peça na outra, de acordo com a decoração de sua preferência.
Por isso, eletroduto galvanizado 1 polegada pode, por exemplo, ser encontrado em pisos, lajes e até sobre superfícies concretadas. Além de muito resistente a colisões externas, dá um toque industrial muito charmoso no ambiente.
Eletrodutos curváveis
Esses modelos são maleáveis ao dobramento manual, mas também não são tão sensíveis que possam quebrar com facilidade.
Com um eletroduto curvável, você pode fazer com que as peças sigam exatamente a estrutura da construção, de acordo com as demandas do sistema elétrico instalado.
Geralmente feito de PVC e muito popular na construção civil em geral, esse conduíte pode ter uma aparência mais enrugada ou lisa, de acordo com sua preferência ou necessidade. Recomenda-se seu uso no interior das paredes.
Eletrodutos flexíveis
Com um sistema parecido com o dos eletrodutos curváveis, o conduíte flexível é uma fita de aço que se enrola em torno de uma hélice.
Geralmente, com uma cobertura impermeável de plástico ou isolante (que pode ser de de polietileno ou de PVC).
Ele pode ser metálico e costuma ser aplicado em ligações, que vibram ou se movimentam durante o funcionamento dos equipamentos conectados.
Seja como for, o importante é escolher o modelo e o tamanho que mais se adequa à sua necessidade.
Além disso, verifique sempre a procedência do produto e certifique-se de que sua aplicação está sendo feita da maneira correta e segura.