As empilhadeiras são equipamentos muito usados em vários setores da economia. Elas são máquinas cuja principal função é a carga e descarga, bem como o manejo, no geral, de cargas posicionadas sobre pallets.
Os pallets são plataformas, geralmente feitas de madeira, onde as cargas podem ser posicionadas.
A resistência do pallet e seu formato, permite que empilhadeiras ou paleteiras transportem facilmente as cargas ao introduzir as pás do equipamento nos sulcos da parte inferior do pallet.
Como qualquer maquinário, a empilhadeira necessita de alguns requisitos no manejo, tais como:
- Muita atenção;
- Cuidado;
- Treino;
- Manutenção periódica.
Empilhadeira são máquinas muito úteis para carga, descarga e manejo de mercadoria
Para o uso correto das Empilhadeiras em santa catarina confira algumas dicas selecionadas abordando os procedimentos de segurança necessários para que os procedimentos da empresa possam ser feitos com o mínimo de riscos de acidentes, evitando, assim, danos a estruturas, máquina e funcionários.
1. Utilizar sempre EPI
Essa é a primeira dica, pois é uma das mais importantes e deve ser observada sempre. Todo tipo de serviço com risco necessita de equipamentos de proteção individual.
E para depósitos ou áreas com uso de empilhadeiras, o operador deve estar com o equipamento de proteção individual adequado.
A falta da observância a respeito do equipamento de proteção individual, pode acarretar multas para a empresa além de trazer risco à saúde do funcionário.
2. Treinamento
Para operar uma Empilhadeira eletrica still ou qualquer outro modelo de empilhadeira, o funcionário que operará necessita de treinamento especial. É muito perigoso que funcionários sem treinamento específico operem esse tipo de maquinário.
Permitir que funcionários sem treinamento operem empilhadeiras é correr o grave risco de acidentes tanto para o operador quanto para a estrutura do lugar, quanto para os outros.
Mesmo tendo o Manual de empilhadeira elétrica still, o uso incorreto do equipamento pode ocasionar em acidentes graves, e na melhor das hipóteses, um erro que prejudique o equipamento em si.
3. Manutenção
Seja para mexer na bateria, trocar Roda para empilhadeira, ou trocar componentes eletrônicos, é necessário que o profissional saiba exatamente o que está fazendo.
Imaginando o cenário possível dos acidentes que um equipamento desse tipo pode causar quando desregulado ou quebrado, podemos entender a importância de uma manutenção adequada.
A manutenção deve ser periódica ou quando algo precisar ser substituído, o que vier primeiro. A Roda maciça para empilhadeira deve estar em bom estado sempre, para que não venha a derrapar e causar acidentes.
4. Sinalização e espaço adequado
É preciso tomar os cuidados para que não ocorram acidentes envolvendo a empilhadeira e outros funcionários que passam pelo local.
Para evitar esse tipo de perigo é importante usar sinais visuais e instruir os funcionários a respeito do padrão de conduta de segurança no trabalho envolvendo empilhadeiras.
Pallets quebrados ou em más condições podem causar enormes acidentes
5. Pallets de boa qualidade
Por fim, depois de tomar todos os cuidados necessários em relação a operação do equipamento e Peças para empilhadeiras, é necessário também que os pallets sejam de boa qualidade e estejam em condições de uso.
A quebra de um pallet durante o uso pode causar problemas enormes. O equilíbrio de cargas e respeitar os limites, também é muito importante.