Usado em pessoas e até mesmo nas máquinas, existem diversos equipamentos para verificar temperatura e na indústria não é diferente.
Seja nos alimentos ou em elementos químicos, os termômetros são fundamentais para garantir um bom desenvolvimento dos produtos. Conheça alguns equipamentos de temperatura industriais!
O termômetro bimetálico
Em forma de espiral, o termômetro bimetálico tem uma extremidade fixa e uma dilatação entre as pontas, que gira proporcionalmente a variação de temperatura registrada.
O tamanho do termômetro industrial pode variar pela conexão, diâmetros e comprimento da haste. O sensor desse dispositivo, é a lâmina bimetálica que determina uma precisão, de acordo com os efeitos ambientais, norma, classe, resistência do termômetro.
Esse tipo de termômetro pode ter hastes de grande tamanho que alcançam vários pontos. Vantagens do termômetro bimetálico:
- É simples de usar;
- Tem baixo custo;
- Não necessita de energia auxiliar (baterias etc.);
- A leitura é fácil, minimizando erros;
- É mecanicamente robusto, adequado para instalações industriais;
- Tem ajuste de zero por parafuso no visor;
- As hastes podem ter grande tamanho e alcançam pontos de difícil acesso.
Além disso, o termômetro bimetálico pode ser utilizados com ou sem poços de proteção, bem como, com poço de proteção é aplicado para maior conservação da peça.
E para simplificar a manutenção da maquinagem em caso de tanques. Esse tipo de termômetro é utilizado em fornos de pizza, cozinhas industriais, forno iglu.
Como também na fabricação de equipamentos, estufas, água, tubulações, entre outras máquinas. O termômetro bimetálico é um ótimo medidor de temperatura, para fornos de pizza e cozinhas industriais.
O termômetro de gás
O termômetro de gás ou de volume constante, verifica a temperatura por conta da variação do volume e da pressão de um gás. É constituído por um bulbo conectado no manômetro, por um tubo capilar.
O bulbo é repleto com um gás, de modo que a capacidade no bulbo permanece constante. A compressão do fluido no bulbo, pode ser atingida através da mensuração da diferença de nível nos dois “braços” do manômetro.
O medidor de temperatura, compreende um elemento de medição de pressão, como o Tubo Bourdon, através de um tubo capilar ligado a um frasco, que está exposto à temperatura a ser medida.
Dado que os componentes, medidor de gás e o tubo de ligação, não dispõem da mesma temperatura do bulbo, o seu volume deverá ser maior.
De um jeito que os erros inseridos pelo medidor de temperatura e da pressão capilar ,são desprezíveis. O bulbo deve ser de, pelo menos, quarenta vezes o volume do restante do sistema.
Por isso, devido ao retardo na passagem das mutações da pressão no tubo capilar, esse comprimento é restrito a mais ou menos 123 metros e de preferência um valor menor.
Esses termômetros, por conta de sua precisão, são muitas vezes usados para ajustar outros termômetros, por exemplo.
O pressostato diferencial
Pressostato diferencial é um ferramenta de medição de pressão usada como um item que compõe o sistema de proteção, para determinados equipamentos ou procedimentos executados na indústria, essencialmente em circuitos eletropneumáticos.
Ele opera da seguinte maneira: em uma das conexões, temos a função de pressostato e em outra um vacuostato.
O respectivo conversor pneumático-elétrico, é acionado quando a diferença de pressão aceitável entre as conexões é maior do que a pressão de uma computação.
O pressostato diferencial, é um ótimo aparelho para garantir o funcionamento dos seus aparelhos. Sua função básica, é de preservar a integridade de instrumentos contra a alta pressão ou pouca pressão.
Empregadas aos mesmos durante o seu desempenho, apontando vazão, pressão e entupimentos. É formado no geral por um sensor, um mecanismo de ajuste de setpoint e uma chave com duas posições (aberto e fechado).
Como mecanismo de ajustagem é usado na maioria dos instrumentos, com uma mola com tira de ajuste, escolhida conforme a pressão de trabalho e regulagem, e em oposição à pressão aplicada.
O procedimento de mutação de estado mais usado, é o micro interruptor. Sendo capaz de ser empregado também em vesículas de vidro com mercúrio.
Fechando ou abrindo o contato, que pode ser de dois tipos: normal aberto ou normal fechado. Um benefício muito interessante do pressostato, é a durabilidade muito grande que o produto tem.
E isso pode ser ainda mais aperfeiçoado, quando o material é adaptado com critérios que vão definir o tipo de trabalho no qual será utilizado.
O pressostato é extremamente útil, para evitar a super pressão e garantir a integridade e a qualidade de eletrônicos.