O poder da automação está presente em nosso dia a dia e, com o passar do tempo e o aumento da tecnologia, a tendência é que a evolução desse sistema, seja cada vez maior.

E grandes inovações podem aparecer para facilitar ainda mais qualquer tipo de processo. A automação consiste, basicamente, na melhoria e na automatização de processos e sistemas diversos.

São eficazes para diminuir o tempo de execução de serviços, economizando dinheiro, tempo e mão de obra, principalmente.

Esses sistemas, normalmente de fácil instalação, podem ser encontrados em grande variedade de espaços. No âmbito residencial, a automação tomou grandes proporções desde o início do século.

Através dela, conseguimos programar sistemas de iluminação e som, também é possível programar abertura e fechamento de persianas, janelas e portões, além de eletrodomésticos como geladeiras e máquinas de lavar.

Antigamente, esses sistemas eram caros e de difícil acesso para a maioria da população, porém, com o passar do tempo e o aumento da tecnologia, novos produtos e desenvolvedores criaram soluções com menor custo e com a mesma eficácia.

Dessa forma, a automação residencial e predial tornou-se um caminho viável para muitas pessoas comuns e empreendedores. Diversas construtoras e arquitetos já contam, em seu projeto, com algumas soluções de automação.

Em edificações mais modernas, podemos reparar esse sistema nos portões de garagem, no controle da iluminação dos andares, no funcionamento dos elevadores, entre outros.

Quais são os benefícios para a indústria?

Essa solução acarreta na diminuição dos custos fixos da empresa ou condomínio e, logicamente, essa economia reflete no bolso dos moradores ou do empreendedor.

Um pequeno resumo das principais funções da automatização de processos, de forma geral, é:

  • Redução de mão de obra;
  • Economia de custos fixos;
  • Redução de gastos em energia elétrica;
  • Integração do sistema de dados;
  • Agilidade;
  • Estilo e inovação tecnológica.

Como percebemos, automatização desses processos simples em processos, geram inúmeras vantagens, porém esse sistema também pode ser aplicado em instalações industriais ou comerciais, com a mesma eficácia e resultado.

Quanto maior a escala de serviço, maior também a economia e praticidade dos sistemas automatizados realizados em indústrias.

Qualquer economia de recurso ou tempo, pode significar números exorbitantes de economias ou gastos, em caso de custos e operações desnecessárias ou complexas.

A integração desse sistema pode ser feita em qualquer indústria, que visa a melhoria de seus processos e atualmente existem diversas opções de sistemas, que podem se adequar ao seu setor ou tipo de serviço.

Como implantar a automação no setor industrial?

As redes de comunicação industrial, são de suma importância para as indústrias processarem, de maneira rápida e eficiente, seus dados.

Esse sistema simples normalmente composto por fios de cobre ou fibra ótica são um meio seguro e rápido para o transporte de dados.

A implantação e instalação desses sistemas, devem ser realizadas por especialistas e empresas com referência nesse mercado. As empresas devem se certificar de que todas as redes de computadores estão devidamente integradas.

Evitando assim, erros de leitura e ruídos na interpretação dos dados, distribuídos pelo sistema de automação – em grandes cidades, principalmente, é possível encontrar diversas empresas, com capacidade para a realização desse serviço.

Existem no mercado especializado em automação, diversos outros sistemas e alternativas, que podem facilitar o trabalho de sua empresa ou fábrica.

Vamos mostrar também algumas outras tecnologias e sistemas, normalmente implantados em grandes empresas, que podem facilitar sua vida e de seus colaboradores.

Microswitch

Dispositivo eletromecânico que tem como função indicar que um motor ou a estrutura ligada a ele, atingiram o fim de seu movimento.

Esse sistema pode ser encontrado facilmente em portões de garagem elétricos ou em máquinas industriais, identificando desalinhamento entre engrenagens, monitorando equipamentos, fazendo a redução de impacto em máquinas industriais, entre outros.

Chave de impacto

Uma ferramenta simples e muito versátil, parecida com uma parafusadeira, porém com funções mais específicas e de potência elevada.

Sua principal aplicação, é na extração de parafusos oxidados ou danificados, através da transmissão de energia de impacto. Toda essa potência, facilita e economiza tempo em trabalhos braçais, normalmente demorados.

Mas em contrapartida, não deve ser utilizada em materiais frágeis, como madeiras e plásticos, por conta do risco de danos ao material.

Centro de distribuição

E como última alternativa para dinamizar seu processo industrial, apresentamos o CD. CD é a abreviação de centro de distribuição, logística especial para entrega e armazenamento de produtos para clientes finais.

Algumas empresas assumem o controle da entrega dos produtos de sua empresa, através de sistemas automatizados de distribuição.

Que consistem em diversos depósitos em locais estratégicos, que garantem a entrega rápida e segura de seus produtos para distribuidores ou clientes finais.