A fundição é um processo que consiste em colocar um determinado líquido metálico ou ligas metálicas em um molde. Quando o líquido se solidifica, recebe o nome de peça fundida.

Ela é responsável por muitos feitos na área industrial, a cada etapa que o mundo passa, também se nota a evolução tecnológica que ela vem sofrendo.

Além do mais, ela não poderia ser esquecida, pois é quem produz muitas das peças que a maioria dos maquinários possui.

O processo é bastante utilizado no meio industrial, a fundição teve um grande destaque na Idade Média, por exemplo.

Podem dar formas a vários moldes de objetos decorativos, bijuterias, moedas, peças de um forno, chapa de ferro ou placas.

Uma vantagem dela, é a obtenção de peças com formatos mais complexos de forma mais econômica, alguns tipos de metais usado nesse processo, são os ferros-fundidos, aços, zinco e o magnésio.

Como a fundição é feita?

A fundição pode ou não, dar o formato definitivo para as peças reproduzidas. As formas para fazer a fundição são variadas, existem as de gravidade, centrifugação, as sob pressão e as de precisão.

Os moldes usados podem ser feitos de materiais, como areia, isopor, cera, madeira ou plástico. Os materiais escolhidos não são permanentes e podem ser quebrados com facilidade.

A fundição de metais acontece depois de dois processos muito importantes: a criação do molde e a confecção dos machos.

Depois desses dois, é que a fundição realmente começa. O metal é levado ao forno, que alcança a temperatura ideal para derretê-lo.

Depois de totalmente derretido, o líquido é colocado no molde e, por fim, resfriado para acontecer a solidificação.

Outro tipo é a fundição de ferro, assim como a de metais, ela tem que passar por todo um processo.

Ao ser levado ao forno também, outros materiais vão de acompanhamento e eles são o calcário e o coque.

Eles vão ser sujeitados a explosões de ar quente, em calor, para que o ferro seja transformado em ferro fundido.

É através dele, que o ferro gusa surge e pode ser transformado em ferro forjado e aço. Já a fundição de bronze usa materiais diferentes: o cobre-estanho e bronze-alumínio.

Quais são as maiores vantagens da fundição?

Quanto mais se produz maior será o lucro, esse processo também tem a capacidade de produzir pequenos materiais em grandes números.

Na metalurgia, esse tipo é muito comum para peças de quase todos os tipos e a alta capacidade de produção se destaca, não só, nessa fundição como nas outras também.

É através desse processo, que existem as barras de ouro ou barra de ferro. Há toda uma indústria por trás da fundição e ela também vem se modernizando com a chegada de novos fornos.

Capazes de liquidificar o material, de forma mais rápida e prática. Uma das desvantagens da fundição, é o valor que muitos produtos.

Conheça o uso correto dos moldes

Para fazer todo o processo, podem obter, fornalhas que alcancem altas temperaturas podem ser caras. Além de moldes não permanentes, também existem os permanentes.

Nesse processo, são utilizados moldes metálicos na hora da fundição, normalmente, os dois tipos de fundição, que usam esses moldes, são a de gravidade e a sob pressão.

Usar um desses vai significar que não é necessária a criação de um novo para cada peça. Os processos de solidificação e resfriamento, merecem uma atenção grande.

Pois, se o produto é resfriado de forma muito rápida, pode causar trincas ou bolhas no produto ao ser retirado do molde.

E, se houver o resfriamento muito lento, o nível e tempo de produção vão diminuir também. Cada metal e molde, têm o seu tempo certo de resfriamento.

Depois da retirada dos moldes e rebarbas, a peça vai precisar de uma limpeza, que é feita por meio de escovas de aço, que vão tirar as imperfeições que ainda restam no produto final.

A fundição está presente em nossas vidas todos os dias e em todos os lugares. Muitas peças, mesmo depois da limpeza, ainda precisam de certo tratamento para ficar prontas para o uso.

Geralmente, são as peças mecânicas. Elas fazem parte do crescimento tecnológico de todo o mundo, todo produto metálico tem que passar pelo processo de fundição.

Na Idade Média, tinha grande importância para fins militares e, ainda hoje, processos como a fundição em areia não são tão caros e são bastante comuns na área.