Hoje, quase tudo que utilizamos é mecanizado ou eletrônico. Geladeiras, fogões, microondas, carros, tudo pode ser automatizado. Dessa forma, todos esses equipamentos necessitam de cabos.
No entanto, por serem materiais pequenos e, muitas vezes invisíveis, pouco se fala sobre eles. Mas o artigo de hoje vai trazer alguns tipos de cabos e explicar o que são cada um deles e para que servem.
Afinal, eles são de suma importância para a indústria. Isso porque são nos cabos que correm toda a energia necessária para o funcionamento de determinada máquina.
Por exemplo, em um carro, os cabos têm a função de fazer funcionar os seguintes sistemas:
- Rádio;
- Módulos de injeção;
- Sensores;
- Alarmes.
1. Cabo ECG
O cabo ECG tem uma função muito específica. Ele é utilizado para um exame chamado eletrocardiograma, que avalia e analisa a atividade elétrica do nosso sistema cardíaco.
Assim, os cabos têm eletrodos em suas pontas, os quais são grudados no corpo da pessoa para observar ritmo, quantidade e velocidade das batidas do coração.
As informações passadas pelo cabo chegam a um aparelho que desenha um gráfico de como está a situação. Dessa forma, é possível encontrar problemas como sopros e arritmias.
2. Cabo com blindagem
Já o cabo com blindagem é usado mais especificamente em indústrias e fábricas. Eles estão ligados a maquinas e tem a mesma função dos outros cabos: transmitir a energia elétrica necessária para o funcionamento. Porém, sua diferença é que ele é envolto em uma camada isolante.
Assim, ele não transmite e nem capta o electromagnetismo de outros locais.
Normalmente, são feitos de malhas metálicas. Isso pode fazer com que se gaste mais energia do que o suficiente e até mesmo prejudique o funcionamento de outras máquinas.
Esse cabo pode funcionar de duas formas: conduzindo a interferência para a terra ou refletindo-a.
Vale mencionar neste ponto que a proteção dos cabos e outros materiais depende de fatores como a força eletromagnética e o tipo de material utilizado. É importante, por isso, checar as funções e as necessidades antes de adquirir esse produto.
3. Cabo de aço encapado
Para utilizar cabos em ambientes que podem ser corrosivos, o ideal é adquirir um cabo de aço encapado. Isso porque ele é revestido com PVC ou nylon, o que faz com que seja mais protegido que o normal.
Embarcações e outras máquinas que acabam atuando em ambientes marítimos utilizam muito esse material. Outros locais comuns que utilizam esses cabos são:
- Equipamentos de academia;
- Varais domésticos;
- Indústria automobilística;
- Correias trasportadoras;
- Abatedouros industriais.
4. Cabo de rede
Muito necessário ultimamente, o cabo de rede é um dos tipos que mais vemos em nosso dia a dia. São eles os responsáveis por passar as conexões de internet para nossos computadores e wireless, sendo utilizados em casa e no trabalho.
Geralmente, ele é aquele cabo azul, que é ligado atrás da CPU.
Inclusive, esse cabo acaba interferindo na qualidade da conexão que temos. Tamanho, grossura e blindagem são algumas das características importantes quando se trata desse assunto.
Por exemplo: cabos muito maiores do que o necessário acabam prejudicando a internet, deixando-a mais lenta.
Assim, existem dois tipos principais de cabos de rede: o cabo coaxial e o cabo de par trançado.
Cabo coaxial
Esse tipo é muito utilizado para redes de até 10 mega. Geralmente, é o cabo que se liga no roteador. Outra função desse material é a transmissão de algo do computador para a televisão.
Neste ponto cabe ressaltar que quantos aparelhos estiverem ligado na mesma conexão, mais lenta a internet fica.
Cabo de par
Por outro lado, o cabo de par trançado é comporto por quatro cabos finos, entrelaçados. Isso faz com que seja mais blindado, recebendo menos interferências.
Ao contrário do coaxial, esse tipo de material não faz com que a conexão fique lenta e com menos qualidade ao abastecer diversos itens. Além disso, consegue suportar mais quantidades de mega.
A importância dos cabos
Para finalizar, precisamos salientar o quanto dependemos dos cabos nos nossos dias. Sejam eles para o funcionamento de alguma máquina ou para a conexão, eles são essenciais para que nossa vida permaneça sendo da forma que é: conectada, moderna e rápida.
Além disso, é preciso compreender melhor sobre os cabos a fim de saber quando é necessário realizar uma manutenção ou trocar os materiais. Isso é importante para não sermos prejudicados por falta dos cabos.