Seja em comércios com estoques de grande porte ou em empresas de logística que abrigam uma grande quantidade de mercadorias em seus depósitos, o pallet é um item fundamental.
Esta estrutura funciona como uma espécie de bandeja, facilitando o transporte dos itens por meio de equipamentos como empilhadeiras e elevadores monta-carga.
Apesar de este item parecer muito básico e sem nada de especial, existem diversos modelos de pallets disponíveis no mercado. Além das dimensões – que normalmente são as requeridas pelo cliente – o material usado para fabricá-los também varia. Confira, a seguir, alguns dos tipos usados no mercado:
Pallet de madeira
O pallet de madeira é o mais tradicional entre todos os modelos existentes. Trata-se de uma espécie de bandeja, feita com tábuas de madeira e que se encaixa perfeitamente nos garfos das empilhadeiras usadas para transportá-los.
Por mais que este seja o modelo mais básico usado pelas empresas, ele também apresenta algumas vantagens. A primeira é o custo, muito mais baixo que os demais modelos, devido à simplicidade e rapidez de sua fabricação. Da mesma maneira, repará-los é igualmente simples: caso uma tábua se quebre, ela pode ser substituída com rapidez.
Outro benefício trazido por estes pallets é a sustentabilidade: quando não forem mais usados, eles não precisam ser descartados na natureza. A madeira que os compõe pode ser processada e reaproveitada, para que se transforme em novos produtos posteriormente.
Pallet de plástico
Mais recentemente, o desenvolvimento de polímeros plásticos mais avançados também permitiu a fabricação de produtos como os paletes de polipropileno. Por mais que a madeira seja a matéria-prima mais usada nesse processo, ele também tem suas vantagens.
O benefício que mais se destaca é a vida útil longa: ele pode ser usado por cerca de dez anos. E, quando ela se esgota, nada impede que sua matéria-prima seja reaproveitada – da mesma forma que os modelos feitos de madeira, o pallet de plástico pode ser totalmente reaproveitado, sem prejuízo ao meio ambiente.
Além disso, estes pallets têm uma propriedade a mais em comparação aos de madeira: são confeccionados em diversas cores. Por mais que isto pareça apenas um detalhe, facilita muito a organização do armazém, pois permite que o gestor do local classifique diferentes tipos de produtos por cores. Consequentemente, o processo logístico fica muito mais simples.
Por fim, estes pallets têm uma superfície muito mais lisa que as versões em madeira. Desta forma, eles são muito mais fáceis de se limpar, o que melhora a higienização – e, em alguns casos, a vida útil – dos produtos transportados sobre eles.
Pallet de contenção
Profissionais que atuam no âmbito industrial sabe que certas substâncias químicas oferecem uma série de riscos à saúde e à integridade dos profissionais que as manipulam. Por conta disso, elas requerem cuidado redobrado tanto no transporte quanto no armazenamento.
O risco de acidentes provocou o desenvolvimento de pallets específicos para a movimentação deste tipo de carga: o de contenção. Ao contrário dos modelos em madeira e os de plástico com desenhos regulares, estes itens contam com uma espécie de depósito, que entra em contato com o exterior por meio de vãos.
Assim, caso haja algum vazamento durante o transporte de químicos perigosos, todo o volume que escapar do recipiente fica retido neste espaço. Do contrário, ele pode se espalhar pelo chão, causando graves acidentes caso algum trabalhador entre em contato com eles.
Para que a segurança durante a movimentação seja garantida, o pallet de contenção para tambores é confeccionado em um polímero plástico: o polietileno. Ao contrário de outros materiais, ele resiste à corrosão.
Entre as substâncias que devem ser transportadas com a ajuda destes pallets, estão:
-
Ácido nítrico;
-
Hidróxido de sódio (soda cáustica);
-
Hidróxido de cálcio (cal viva);
-
Bases fortes em geral.
Além de usar pallets apropriados, é fundamental que os recipientes estejam identificados com o sinal internacional que identifica as substâncias corrosivas. Assim, todos que entrarem em contato com eles estarão alertados da necessidade de se ter cuidado redobrado no transporte.
Pallet descartável
Os pallets descartáveis nada mais são do que uma variação dos modelos em madeira. Normalmente feitos em versões menos resistentes e duráveis, eles são projetados para um único uso, sendo descartados logo em seguida. Por conta disso, eles têm um custo muito mais baixo que os demais modelos, sendo adequado para situações de orçamento restrito.