Em uma indústria, existem muitos equipamentos e produtos pesados. Assim, além dos funcionários aptos para carregar esses objetos pela fábrica, existem também diversos maquinários chamados de “equipamentos de movimentação”. São muitos tipos diferentes e cada um tem uma importância.
1. Empilhadeira
A empilhadeira é um dos equipamentos mais utilizados na indústria. Sua função é clara, de acordo com o nome: empilhar materiais pesados e transferi-los a outro local.
Isso facilita o trabalho dos funcionários e agiliza o serviço. Assim, o operador de empilhadeira pode carregar muitos produtos, de acordo com a potência do equipamento.
Ela é utilizada com paletes, que são os objetos que carregam as mercadorias. Existem diversos modelos de empilhadeiras. De acordo com sua forma de funcionamento, elas são:
- Elétricas;
- Manuais;
- De combustão;
- Portuárias.
Um dos exemplos muito utilizados é a empilhadeira articulada, que consegue carregar um grande peso e é compacta.
Quem cuida desse tipo de equipamento é a área de logística, responsável pelos transportes, entregas e chegadas dos materiais.
Assim, as empilhadeiras são muito necessárias para todos os tipos de indústria e empresas: das maiores às menores.
Para saber qual tipo de empilhadeira adquirir, é preciso, primeiro, saber para o que ela servirá. Isso porque existem empilhadeiras que carregam um peso menor enquanto outras podem carregar toneladas.
Por exemplo, a empilhadeira para container precisa ter uma capacidade maior do outros tipos, pois o equipamento é mais robusto e específico.
Para que esses equipamentos funcionem de maneira adequada, é preciso realizar a manutenção preventiva periodicamente. Isso evita problemas de quebras e a necessidade de trocas.
Além disso, a manutenção também acaba fazendo com que se economize tempo e dinheiro futuramente, já que não será necessário um conserto de empilhadeira mais profundo.
2. Paleteira
A paleteira é outro equipamento muito usado nas indústrias e empresas que precisam transportar paletes. Seu funcionamento é parecido com o da empilhadeira.
Entretanto, ela é mais simples e fácil de ser utilizada. Ela também é conhecida como porta-palete e é como se fosse uma empilhadeira manual.
Diferente da empilhadeira, a paleteira não eleva e nem abaixa os materiais, apenas realiza o transporte. Assim, é utilizada em locais mais baixos e apenas de forma horizontal.
Ela é composta por três partes: o garfo, as rodas e a roda direcional. O garfo é o local onde se apoiam os paletes com as mercadorias. Eles podem aguentar até toneladas de produtos.
As rodas são, geralmente, feitas com nylon e consistem em uma parte fundamental da paleteira, que faz que ela se transporte de maneira fácil e adequada.
Assim como as empilhadeiras, existem diferentes tipos de paleteira, tais como:
- Simples;
- De aço inox;
- Com balança;
- Com rodas duplas;
- Hidráulicas.
3. Guindastes autopropelidos
Os guindastes autopropelidos consistem em um tipo de equipamento utilizado em indústrias que necessitam transportar materiais maiores e mais pesados.
O objetivo é facilitar os trabalhos em altura. Por ser compacto, também é facilmente utilizado em locais um pouco mais apertados.
Assim como os outros tipos de equipamentos industriais, os guindastes também necessitam de manutenção regular.
Isso vai fazer com que ele dure muito mais tempo e seu custo-benefício valha mais a pena. Alguns dos locais que utilizam muito esse equipamento são canteiros de obras, usinas e indústrias num geral.
4. Transportadores contínuos
Outro tipo de equipamento bastante utilizado para a movimentação dentro das indústrias são os transportadores contínuos.
Normalmente, são instalados para linhas de montagem e produção de determinados produtos. Assim, ele pode seguir um trajeto reto ou, até mesmo, realizar o transporte em elevações.
Isso faz com que os produtos sejam movidos de maneira mais ágil e segura, otimizando toda a produção. Assim como os outros equipamentos, os transportadores contínuos também contém diversos tipos:
- De correia;
- De corrente ou taliscas;
- Helicoidais;
- De rolos motorizados.
Importância dos equipamentos de movimentação
Hoje, muitas das indústrias e empresas possuem um ambiente amplo e largo. Isso é uma característica positiva, que demonstra crescimento desse setor.
Por outro lado, causa mais dificuldades em alguns serviços. Assim, conter equipamentos de movimentação de qualidade é essencial para esse tipo de trabalho.
Eles agilizam as atividades e otimizam o serviço. Mas não só isso. Esses equipamentos também garantem a segurança dos operadores, que não necessitam carregar materiais pesados. Muito pelo contrário.
Investir nesses equipamentos é, inclusive, uma forma de economizar dinheiro, já que faz com que o trabalho, em si, seja bem mais produtivo.