Muitas pessoas não imaginam, mas algumas peças, como as válvulas, por menores e mais inofensivas que pareçam, são responsáveis pelo grande sucesso de desempenho de grandes equipamentos industriais.
Um exemplo bastante claro são as válvulas, que auxiliam em diversos tipos de regulagem, também variando de modelo, formato e desempenho de acordo com a funcionalidade na qual é empregada. Você sabe, por exemplo, para que serve Válvula solenoide para água?
Como são muitos os segmentos em que esses mecanismo são empregados, vale a pena conhecer mais sobre alguns tipos principais e entender sua grande importância para a vida contemporânea. A seguir, saiba mais sobre:
- O que são válvulas;
- Válvulas termostáticas;
- Válvulas solenóides;
- Válvulas de alívio.
O que é uma válvula?
As válvulas, no geral, possuem a funcionalidade básica de oferecer a capacidade de haver controle contínuo e automático, sobre um sistema por meio de diversos tipos de conexão.
Mas, além disso, elas são também responsáveis por prevenir vazão reversa e atuar em controle de pressão e sistema liga-desliga. A forma como elas são acionadas, pode variar de acordo com o modelo e o uso que está sendo empregado ao dispositivo.
Como possui alta taxa de aplicabilidade, pode ser a solução para muitos processos em segmentos diferentes da indústria. As condições de pressão e temperatura e a natureza do fluido também devem ser levadas em conta, na hora de escolher o dispositivo que melhor se ajusta à sua necessidade.
Com relação a sua utilização, elas podem ser distintas como:
- Válvula esfera;
- Válvula borboleta;
- Válvula de retenção;
- Válvula gaveta;
- Válvula globo;
- Válvula de diafragma.
Além disso, elas também pode se diferenciar de várias outras formas, seja pela área de aplicação, pelo método, pelo desempenho, etc. Vamos conhecer alguns dos principais tipos?
Válvulas Termostáticas
A valvula termostatica é, geralmente, aquela peça que está com problema quando o sistema fica superaquecido. Isso acontece porque, nesse caso, o líquido quente fica no motor, ocasionando o superaquecimento progressivo.
Dessa forma, esse tipo de válvula é fundamental no sistema de arrefecimento de qualquer veículo, pois trabalha controlando a temperatura do motor.
Como é ela que transmite a água necessária para o funcionamento correto, esse líquido precisa estar entregue na temperatura ideal, para que não haja nenhum problema, de modo que ela é a peça que realiza esse processo.
Essas válvulas podem, ainda, ser compostas de cera ou de fole. No primeiro caso, uma cápsula em forma de cilindro permite que o material fique em contato com o líquido de arrefecimento, de modo que seu mecanismo funciona com base no derretimento da cera.
Já as válvulas termostáticas de fole, oferecem uma cápsula igualmente cilíndrica, porém sanfonada, feito de metal e contendo um fluido volátil. A partir do aquecimento, o fole se expande, de forma que abre passagem para que esse líquido acesse o radiador.
Alívio de pressão
Outros tipos de desempenho também são necessários em alguns processos industriais. Um exemplo muito recorrente, é a Válvula de alivio, que desvia a pressão se o sistema pressurizado começa a exercer cada vez mais pressão, seja por qual motivo for.
Isso garante a segurança de vários procedimentos e se torna, portanto, indispensável em muitos ambiente da indústria. Mas elas também estão nas nossas casas, sabia?
Se você já utilizou um sistema de aquecimento de água e teve acesso ao aquecedor, deve ter visto uma válvula no aparelho. É essa peça que permite o adequado escoamento da pressão (que “vaza” por ali) e impede que haja falhas graves no equipamento e até risco de grandes acidentes.
Afinal, imagine o que poderia acontecer, se não houvesse um mecanismo de escape para os vapores que podem, eventualmente, se acumular nos dutos do aquecedor… Não ia ser alívio para ninguém, não é?
Válvulas Solenoides
Nesse contexto, valvula solenoide surge como uma opção mais específica e que apresenta desempenho de primeira linha, capaz de suprir muitas necessidades.
Considerada uma válvula eletromecânica controlada, ela tem esse nome devido ao êmbolo, núcleo ferromagnético de seu componente principal, que é uma bobina elétrica.
Quando está em repouso, esse núcleo impede que o fluido contido circule, mas a bobina, assim que recebe a corrente elétrica, cria um campo magnético que exerce força sobre o êmbolo, de forma que ele é movido e a circulação se torna possível. Esse dispositivo pode ser aplicado em:
- Sistemas de aquecimento;
- Tecnologia de ar comprimido;
- Automação;
- Piscinas;
- Lavadoras;
- Sistemas de lavagem de carros;
- Sistemas de aspersão;
- Equipamentos odontológicos;
- Sistema de irrigação.
Além disso, ele pode obter diferenciadas performances e modelos, como as Válvulas pneumáticas desse tipo. O mais importante, seja qual for sua escolha, é observar a necessidade existente e quais são as demandas de desempenho mais emergenciais, podendo garantir bons resultados de forma prática e rápida.