O desempenho da indústria brasileira tem sido marcado pela instabilidade desde meados de 2014. O início do período turbulento coincide com o começo da profunda crise econômica atravessada pelo país, que obrigou empresas de todo o território nacional a encerrarem as suas atividades.
No caso do setor industrial, só em setembro de 2018, o faturamento caiu 1,1%, e, a utilização da capacidade instalada, 0,4%. De modo geral, os estabelecimentos deste setor que têm conseguido sobreviver à turbulência são os que investem na melhoria de seus processos e, consequentemente, na produtividade.
Trata-se de uma maneira de cortar custos de produção sem comprometer a qualidade dos produtos entregues aos clientes.
Por conta disso, é fundamental que todo gestor de um negócio nesse setor procure saber das soluções oferecidas pelo mercado para melhorar o desempenho de uma indústria e fazer com que ela se sobressaia perante os concorrentes.
Confira alguns deles a seguir:
-
Gerenciamento de resíduos sólidos
Sejam eles líquidos ou sólidos, boa parte dos processos industriais gera algum tipo de resíduo. Isso, por sua vez, deve ser administrado pela própria empresa, pois o descarte incorreto destes dejetos pode fazer com que ela sofra pesadas sanções do poder público.
Vale ressaltar que, não há um procedimento único para lidar com isso, pois é preciso levar as variáveis do segmento de atuação em conta.
No caso da engenharia civil, por exemplo, a coleta seletiva pode ser suficiente para descartar alguns dejetos, tais como restos de peças metálicas e até mesmo tábuas de madeira que não serão mais usadas. Elas podem ser mantidas em caçambas até que o serviço público de coleta de lixo passe pelo local para recolhê-los.
Infelizmente, o procedimento nem sempre é assim tão simples. Quanto há produtos tóxicos e/ou corrosivos envolvidos, pode ser necessário contratar uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos sólidos para administrá-los.
Nestes casos, contratante e contratada trabalham juntas para criar um plano de gerenciamento para os dejetos, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei nº 12.305/2010). Para elaborar este documento, é preciso analisar fatores como:
-
A situação atual de descarte de resíduos da empresa;
-
Metas de desempenho;
-
A equipe disponível para administrar os procedimentos;
-
A disponibilidade de verba para contratação de novos profissionais;
-
Eventuais particularidades da legislação local.
Com base nestas e outras informações, será criado um protocolo personalizado para o correto descarte dos resíduos. Assim, a empresa não agredirá a natureza e tampouco infringirá a legislação ambiental, ficando a salvo de multas e outras sanções.
-
Equipamentos e serviços de içamento
Em certos segmentos industriais, é muito comum trabalhar com materiais pesados e de grande extensão, que não podem ser transportados apenas com a força humana.
Por conta disso, estes estabelecimentos costumam contar com máquinas para desempenhar esta função, como a plataforma elevatória.
Entretanto, esta não é a única opção que o mercado oferece para o içamento e transporte de cargas. Por conta disso, para que a rotina de trabalho seja sempre produtiva, é fundamental que o gestor do negócio estude todas as soluções oferecidas pelo mercado e escolha, a dedo, a mais apropriada para o estabelecimento.
Por exemplo, no caso da indústria naval, é muito comum contar com guindastes que auxiliem a montagem do navio, o que também acontece na construção civil. Porém, quando os itens a serem elevados são mais leves, um elevador monta-carga pode ser suficiente.
Também vale ressaltar que improvisos não são bem-vindos, especialmente no setor industrial. Usar uma plataforma de acessibilidade para escadas para içar cargas, por exemplo, pode causar sérios acidentes. Assim, é melhor contar com uma máquina projetada especificamente para tal.
-
Painel de led
Infelizmente, a indústria é um dos setores campeões de acidentes de trabalho no Brasil. Um dos principais motivos por trás disso é a inobservância, tanto de empregados quanto dos patrões, das normas de segurança relativas ao setor. Portanto, elas devem ser sempre reforçadas.
Um painel de led pode ser útil para tal. Disponível em diversos tamanhos e simples de se instalar, ele pode ficar à vista dos funcionários do estabelecimento, reforçando normas como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e procedimentos de segurança específicos do setor.
Do mesmo modo, este equipamento também pode ser usado para a comunicação interna. Neste caso, o painel led é o encarregado de transmitir mensagens do corpo diretivo para os funcionários do chão de fábrica.