Com a retração econômica de 2015 e 2016, seguida pelo crescimento mínimo dos anos seguintes, o setor industrial viu-se obrigado a se reinventar, como a construção civil.

De modo geral, melhorar a produtividade foi o caminho escolhido pelas empresas do ramo, que se viram às voltas com custos operacionais mais altos e uma demanda em queda.

construção civil não foi exceção. Afinal, a compra de imóveis novos é uma dívida alta, que costuma comprometer boa parte do orçamento de quem faz a aquisição, e por muito tempo.

Consequentemente, boa parte da população prefere não assumir um compromisso do tipo quando o cenário é de instabilidade econômica.

Para assegurar sua sobrevivência, as empresas do setor também tiveram que buscar maneiras de aumentar a sua produtividade.

Boa parte disso envolve usar equipamentos mais modernos no canteiro de obras, de modo a fazer mais com menos, e em menos tempo. Confira alguns dos itens usados a seguir:

Guindaste

Por mais que os procedimentos de içamento de cargas sejam mais conhecidos no segmento de logística e transporte de cargas, eles também são necessários em obras, principalmente em projetos de grande porte.

Neles, muitas vezes, é preciso usar elementos como barras de ferro, que são grandes, pesadas e praticamente impossíveis de serem movimentadas de outra maneira.

Por conta disso, muitas vezes é necessário contar com um guindaste no canteiro de obras.

Além de movimentar cargas extremamente pesadas, ele também pode facilitar o transporte de outros materiais e equipamentos, colocando-os no local correto.

Isso, por sua vez, faz com que o espaço seja organizado, algo que especialistas apontam como fundamental para a eficiência de todo e qualquer projeto do tipo.

Como o custo de aquisição de tais equipamentos costuma ser muito alto, a maior parte das empresas do setor optam por alugá-los à medida que são necessários.

Outra questão que pode limitar seu uso é seu grande porte: além de ocupar muito espaço, o equipamento pode ser pouco ágil e preciso.

Felizmente, existe uma alternativa para tais situações: o caminhão munck. Como o próprio nome diz, trata-se de um veículo com uma estrutura de içamento acoplada.

Por mais que seu porte seja menor, sua capacidade também é.

Deste modo, ele costuma ser usado em obras com menos tamanho e complexidade, bem como quando é preciso ter mais agilidade.

Em ambos os casos, é fundamental observar as normas de segurança pertinentes durante a operação dos equipamentos.

Como o seu uso envolve o transporte de cargas extremamente pesadas, qualquer acidente tem potencial para ser fatal.

Assim, a operação deve sempre ficar nas mãos de um profissional qualificado, que esteja familiarizado com as boas práticas.

Estaca prancha

Vigas e barras em geral não são os únicos itens metálicos usados para consolidar a estrutura de construções: a estaca prancha também tem aplicações nesse sentido.

Fincada no solo, cada unidade dela é alinhada por meio de ranhuras.

Além disso, ela pode ser usada de maneira provisória para conter a terra durante escavações de qualquer tipo.

Nesse caso, elas podem ser retiradas com o uso de um equipamento específico.

O problema destes itens é que, dependendo do tamanho do terreno e do tipo de solo nele presente, seu uso pode ser inviabilizado.

A boa notícia é que há outro objeto metálico que é mais versátil e também pode ser combinado ao concreto nas fundações de edificações: a micro estaca.

Como seu próprio nome diz, ela tem um porte muito menor, o que pode ser útil em determinados projetos.

Entretanto, o profissional que pode dizer efetivamente qual é a melhor opção é o engenheiro civil responsável.

Saco de ráfia

Versátil, a ráfia é um material que pode formar embalagens usadas para acondicionar vários tipos de produtos, tais como:

  • Cimento;

  • Tijolos;

  • Pequenas ferramentas;

  • Pedra;

  • Argila.

Além disso, o saco de rafia supera muitos outros materiais no quesito resistência.

Não apenas sua estrutura faz com que ela resista ao transporte, como, também, faz com que os materiais fiquem protegidos de insetos, roedores e umidade enquanto eles estiverem armazenados.

Atualmente, algumas empresas já comercializam modelos com alças, que facilitam ainda mais o transporte.

Da mesma maneira, vale ressaltar que a ráfia é uma opção sustentável, uma vantagem em tempos nos quais a preservação da natureza é amplamente discutida.

Isto pois ela pode ser reutilizada várias vezes antes de ser descartada, o que reduz o impacto causado pela edificação.