No segmento industrial há diferentes tipos de ferramentas responsáveis – direta ou indiretamente – pelos processos de produção.Afinal, é da indústria que a maioria das mercadorias, tal como alimento, remédio e demais produtos, são desenvolvidos e comercializados.
Partindo desse pressuposto, é preciso ter em mente que existem ferramentas importantíssimas para o processo de produção desses comercializáveis, como o braço de reação, que explicaremos sobre ele logo mais.
Ademais, é imprescindível dar o devido valor a esses tipos de equipamento, que atuam na melhora e aperfeiçoamento de produtividade industrial.
Sendo assim, preparamos este conteúdo completamente especial com 3 ferramentas para facilitar as atividades no âmbito industrial. Acompanhe a partir dos demais tópicos do texto.
1. Braço de Reação
Atuante no sistema de torque, o braço mecânico é responsável por auxiliar diretamente a saúde do operador de máquinas.
Geralmente, os colaboradores de qualquer indústria trabalham com ferramentas elétricas, ou então pneumáticas, em mãos, podendo ocasionar algum acidente.
Além disso, devido às tarefas repetitivas, os operadores podem, eventualmente, apresentar algum tipo de doença, como a LER ou DORT, doenças relacionadas aos esforços repetitivos. Além de ser algo doloroso ao operador, a implicação acaba atingindo o bolso da empresa.
Contudo, com o braço mecânico, algumas atividades podem ser facilitadas. Uma delas é quando alguma peça necessita de torque, como o aperto de um parafuso, por exemplo.
Deste modo, a máquina entra em ação e utiliza a força adequada, poupando esforços do operador. Os braços de torque são extensões de trabalho, que proporcionam comodidade e autonomia durante o dia a dia industrial.
Portanto, a ferramenta proporciona:
-
Rapidez na execução de tarefas;
-
Comodidade;
-
Mais segurança para o operador;
-
Mais economia para a indústria;
-
Processos completamente automatizados.
A ferramenta é excelente para executar tarefas de torque, proporcionando mais rapidez, economia e segurança aos colaboradores industriais.
2. Guindaste giratório
O guindaste giratório de coluna é outro equipamento que promove qualidade e rapidez durante as atividades propostas pela indústria.
Além de ser um maquinário de grande precisão, ele ainda aguenta cargas super pesadas, evitando o desgaste da mão de obra e, consequentemente, evita acidentes no chão de fábrica.
O carregamento manual, a união ou deslocação de cargas relativamente leves não apenas é um processo demorado, como também exige um esforço em termos de ergonomia para os operadores.
Com a utilização do guincho com funcionalidade giratória, bem como os guindastes, que ficam diretamente instalados no ambiente fabril, é possível elevar qualquer tipo de peça, sejam elas leves ou pesadas, com mais rapidez e qualidade no transporte.
Afinal, é mais vantajoso içar uma peça com uma máquina tecnologicamente preparada para o serviço ao invés de utilizar um operador, tarefa que vai demandar muito mais tempo e energia.
Dessa forma, os tempos de configuração e inatividade são, consideravelmente, diminuídos e os possíveis tempos de espera em guindastes de galpão são completamente eliminados.
Abaixo, destacam-se os principais benefícios do equipamento destinado ao içamento de cargas na indústria:
-
Mais comodidade para manobrar e grande segurança de funcionamento;
-
Com capacidades de carga até 10.000 kg;
-
Manuseio fácil e seguro de cargas;
-
Montagem simples com fixações próprias do sistema.
Portanto, o equipamento vai poupar muito mais tempo, esforços e, sobretudo, vai garantir a qualidade no processo de elevação e içamento de materiais.
3. Lixadeira
O equipamento faz uso de um disco de corte lixadeira pequena e é usada para realizar os mais variados serviços de cortes no segmento da indústria. O modelo utilizado na indústria é o orbital.
Este modelo é ideal para o acabamento em superfícies de aço e metal, tais como chapas, máquinas, dentre outros locais que necessitam de acabamento. A lixadeira orbital é leve e pode ser encontrada em dois formatos: retangular e quadrado.
Além da lixadeira orbital, existe o modelo roto orbital, que conta com dois movimentos de lixa, ou seja, além de orbitar ela também gira, resultando em um acabamento perfeito em peças planas de aço e madeira.
O item é de suma importância, pois o setor industrial deve contar com equipamentos que promovam qualidade e acabamento impecáveis para, dessa maneira, garantir autonomia e produtividade, independente do ramo de atuação da empresa.
Conclusão
Portanto, essas são as três ferramentas principais para quem deseja facilitar a vida na indústria.
Além de inviabilizar o desgaste da mão de obra, quando bem utilizados, os equipamentos citados acima promovem mais economia, qualidade de vida e, sobretudo, muito mais produtividade para o segmento.