Equipamentos industriais possuem a finalidade de otimizar as operações de uma indústria e são vitais para a produtividade. Um Reservatório de ar comprimido, por exemplo, é um item que serve para armazenar o ar comprimido, auxiliar nas redes de compressores industriais e contribuir para uma distribuição adequada nas operações.
Além dessa funcionalidade, os reservatórios tornam a indústria mais produtiva, na medida em que suprem os picos de consumo na rede.
Ainda no contexto do ar que circula nas operações industriais, dispositivos como o Secador de ar também são indispensáveis para uma rede bem organizada e com um desempenho satisfatório.
Como o nome sugere, essa é uma peça que espalha a umidade do ar, de modo que o sistema esteja sempre seco e não danifique os aparelhos de uma rede de ar comprimido.
Quer saber mais detalhes sobre esses e outros acessórios que não podem faltar na indústria? Este artigo é para você!
1. Reservatório de ar comprimido
Muitos dos equipamentos industriais são de origem pneumática, ou seja, funcionam por causa do ar comprimido.
Por esse motivo, existem as redes de ar comprimido, que basicamente são sistemas de tubulação industrial que conservam esse tipo de ar.
Neste contexto, o Reservatório de ar comprimido é um equipamento indispensável.
Assim como o próprio nome sugere, esse é um dispositivo que armazena o ar e garante uma distribuição equilibrada na operação industrial.
As demandas por esse tipo de produto geralmente surgem no setor petrolífero, na indústria química e farmacêutica.
Entre as vantagens do reservatório, algumas se destacam:
-
É um item que reduz o consumo de energia em horários de pico;
-
Alivia a carga dos compressores;
-
Reduz o desgaste de peças;
-
Melhora a vida útil do compressor.
Ou seja, esse equipamento traz uma série de vantagens para a operação industrial a curto e longo prazo. A vida útil dos equipamentos é algo que é muito valorizado na indústria e ter medidas que ajudam a preservar os componentes e sistemas industriais é muito positivo. Isso evita desperdícios financeiros desnecessários.
2. Secador de ar
Também usado nas redes de ar comprimido, o Secador de ar é uma peça que otimiza o funcionamento desse sistema.
O principal objetivo desse dispositivo é evitar que os compressores espalhem a umidade na tubulação, prejudicando o sistema ou até danificando equipamentos.
Antes de adquirir esse equipamento para sua indústria, é interessante conhecer o funcionamento do sistema de ar comprimido. Você pode observar a tolerância das máquinas industriais à umidade e avaliar as especificações da tubulação.
Existe o secador de ar por refrigeração que tem uma capacidade de secagem variável entre 5 e 15000 pcm e suporta temperaturas de até 65º C e há também os secadores por adsorção, que fornecem ar seco.
As principais vantagens desse tipo de equipamento no meio industrial são:
-
Ajuda a descontaminar o ar das tubulações;
-
Previne problemas nos equipamentos por causa da umidade;
-
Melhora o desempenho da rede de ar comprimido.
3. Manômetro de pressão
A pressão atmosférica dos equipamentos industriais é algo que precisa de monitoramento e o Manômetro de pressão serve para isso.
Nas tubulações de ar ou gases para compressores, caldeiras, equipamentos de vácuo ou outras situações, esse instrumento é usado medir e fornecer indicadores sobre a pressão do momento.
Basicamente, há dois tipos desse equipamento: o que é usado para medir a pressão dos gases e o adaptado para os líquidos.
Além de identificar os dados, um medidor de pressão é um acessório indispensável pois permite ajustes mais adequados aos sistemas, circuitos e maquinários industriais.
Quando isso não acontece, aumenta o risco de acidentes e explosões e isso, por si só, já é um motivo para investir em instrumentos de medição.
As aplicações do manômetro são diversas. Esse acessório pode ser usado para calibrar pneus, a qualidade do ar e gás dos compressores, equipamentos a vácuo ou cilindros de gás.
Independentemente da necessidade da sua indústria, é muito importante certificar-se que o Manômetro de pressão escolhido atende os requisitos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em relação aos instrumentos de medição industrial.