As fábricas e indústrias dos mais variados segmentos utilizam diariamente uma grande variedade de itens e dispositivos que garantem os procedimentos de produção responsáveis pelo fornecimento de todos os itens que são fabricados por esse setor no mundo inteiro.

Entre os componentes desses sistemas, podemos destacar as engrenagens, sem as quais seria impossível pensarmos no mundo como ele é hoje.

Por isso, é importante saber mais sobre elas e entender como cada modelo pode contribuir de forma direta e resolutiva para o setor industrial.

Você sabia que existem diferentes formatos e funções para cada tipo e aplicação das engrenagens? Mais ainda, você conhece os utensílios que atuam em seu desempenho diário?

Para conhecer as respostas dessas e outras perguntas sobre a importância e a atuação das engrenagens no contexto das fábricas e indústrias continue acompanhando o artigo a seguir.

Engrenagens cônicas

A Engrenagem Cônica é o primeiro tipo de engrenagem que vamos abordar nesse artigo, sendo indicada para uso em procedimentos que demandam alteração de rotação ou na direção de um determinado eixo aplicado.

Ela possui dentes especiais que podem ser tanto em formato reto quanto em formato espiral ou até mesmo helicoidal.

No caso dos dentes retos, vale lembrar que o impacto exercido é provocado em um único movimento a cada vez em que o contato é alterado, de forma que, muitas vezes, a aplicação das engrenagens com dentes curvados é mais recomendada.

Afinal, dentes em formatos helicoidais ou mesmo em espiral são mais amortecedores, amenizando o impacto entre si por meio de um contato mais gradativo. Esse contato começa na extremidade e se espalha por toda a extensão do friso.

Ainda assim, as engrenagens cônicas que possuem dentes retos são altamente indicadas para equipamentos de tamanho mais reduzido, que contam com baixa rotação, promovendo benefícios como a economia.

Engrenagens helicoidais

Já a chamada Engrenagem helicoidal é utilizada na transmissão fixa em rotações que são mais elevadas. Com um desempenho conhecido por ser silencioso, o que é uma enorme vantagem.

De modo geral, os, seus dentes atuam como componentes de força axiais, compensando-a com a aplicação de um rolamento ou de um mancal.

Para que eixos paralelos e eixos que formam ângulos entre si possam realizar a devida transmissão, esse tipo de engrenagem também é recomendado.

Seu trabalho é eficiente e produtivo, oferecendo características que contribuem para aplicações mais resolutivas e satisfatórias nos contextos industriais.

Seu funcionamento acontece por conta de seus dentes, que formam angulações específicas com relação à face da engrenagem.

Engrenagens planetárias

Outro tipo de engrenagem existente no mercado atual desse segmento é a planetária, que podem ser encontradas em diversas aplicações relacionadas com a transmissão entre sistemas.

No geral, podemos dizer que a Engrenagem planetária é caracterizada por ser um elemento mecânico que é composto por uma gama de rudimentos, sendo eles:

  • Engrenagem solar (engrenagem central);
  • Engrenagens satélites (giram em torno da solar);
  • Engrenagem anelar (acoplamento ao eixo).

A principal finalidade das engrenagens planetárias, que recebem esse nome justamente pela disposição de seus componentes e do desempenho direcionado a cada um, é atuar como uma caixa que promove a redução, de forma que é possível captar a elevada velocidade do motor e a converter em grande torque.

Com isso, é possível garantir um melhor desempenho por parte do equipamento e do sistema de aplicação. A Engrenagem planetária também pode ser encontrada em:

  • Veículos;
  • Turbinas eólicas;
  • Alimentadoras de papel;
  • Motores elétricos.

Correias

As correias também são extremamente importantes para a atuação das engrenagens, pois sem elas não seria possível contar com o funcionamento desse tipo de sistema produtivo.

Dessa forma, elas também se distinguem entre si de acordo com a finalidade, o desempenho e a aplicação.

Correia sincronizada, por exemplo, realiza a sincronia entre as válvulas do sistema e o pistão.

Contando com um revestimento especializado, dentes devidamente moldados, malha de tração composta em fibra de vidro e uma trama de poliamida de eficácia acima da média, essa correia é amplamente indicada para diversos tipos de aplicação.

Já as chamadas Correia de transmissão são responsáveis por transferir a potência entre os equipamentos do sistema, como ventiladores e motores e estão sujeitas a movimentos de rotação que podem possuir diferentes propriedades dinâmicas de acordo com as demandas e os procedimentos.

O mais importante é sempre utilizar materiais e itens de qualidade comprovada, garantindo resultados que serão não só mais rentáveis e produtivos como também muito mais satisfatórios no aspecto da proteção e da segurança no contexto industrial.